SKATE

Maranhense Rayssa Leal é a atleta mais nova da história olímpica do Brasil

Rayssa Leal conquistou a vaga na última sexta-feira e aos 13 anos e sete meses de idade será a mais nova da história do país nos Jogos Olímpicos.

Rayssa Leal conquista torneio de Skate em Criciúma. (Foto: Reprodução)

Com 13 anos e sete meses de idade, a skatista Rayssa Leal se tornará, em julho, a atleta mais jovem a defender o Brasil em uma edição de Olimpíadas na história. O feito, até o momento, pertence à nadadora Talita Rodrigues, que competiu em Londres 1948 com 13 anos e onze meses de idade.

 Rayssa é vice-líder do ranking mundial e, no Campeonato Mundial de 2019, quando tinha apenas onze anos, foi medalha de prata na competição realizada em São Paulo.

A atleta garantiu a vaga nas Olimpíadas na última sexta-feira, ao se garantir na final do Campeonato Mundial, que está sendo disputado em Roma, na Itália.

Portanto, além de ser a atleta mais jovem da história do Brasil em Olimpíadas, Rayssa pode quebrar algumas marcas históricas em termos internacionais. Ela pode se tornar a pessoa mais jovem, entre homens e mulheres, a ter uma medalha de ouro olímpica.

Reprodução

A atleta, entre homens e mulheres, mais jovem a ser campeã olímpica é a americana Marjorie Gestring que, com 13 anos e nove meses, foi ouro nos saltos ornamentais em Berlim-1936. Há registro da nadadora Elizabeth Verona, com 13 anos e 129 dias, campeã do revezamento 4x100m livre da natação em Roma 1960, mas o resultado nunca foi oficializado pois ela só nadou as eliminatórias. Na época, as medalhas iriam só para as titulares, então no relatório oficial ela não aparece como vencedora.

Lembrando que os registros das primeiras Olimpíadas são carentes de detalhes, há a informação não oficial de um francês, Marcel Depaillé, de apenas sete anos a ser campeão do remo nos Jogos de 1900.

Sendo a atleta mais jovem do Brasil a participar de uma Olimpíada, Rayssa, por consequência, poderá ser também a mais jovem a ir ao pódio pelo Brasil, batendo o recorde de Rosângela Santos, bronze em Pequim 2008 com 17 anos no 4x100m do atletismo. 

O campeão olímpico com menos idade é Gabriel Jesus, com 19 anos e três meses no futebol em 2016. A mulher mais nova é Thaisa, ouro com 21 anos no vôlei em Pequim 2008.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias