ESTADUAL COM NOVA GERAÇÃO DE TÉCNICOS

Cinco clubes terão jovens treinadores no Campeonato Maranhense 2021

Média de idade entre os comandantes das equipes é de 46,5 anos; apenas um treinador já foi campeão maranhense.

Toninho Pesso, técnico do Juventude - Foto: Marujo Audiovisual.

Restando dez dias para o início do Campeonato Maranhense 2021, os clubes estão intensificando suas preparações para a competição. Além de mesclar experiência e juventude na formação de seus grupos de jogadores, grande parte das equipes buscaram alternativas da nova geração para preencher o cargo de treinador.

Com técnicos na faixa etária de 35 a 60 anos, o Estadual dessa temporada terá uma média de idade de 46,5 anos entre os treinadores. Clubes mais tradicionais, Sampaio, Moto Club e Imperatriz terão técnicos com idade entre 39 e 45 anos. As equipes que buscaram treinadores mais experientes foram o Bacabal, o Pinheiro e o São José.

Juventude com técnico de menor idade do Estadual

Em sua segunda participação na elite do Maranhense, o time de São Mateus terá o treinador mais jovem da competição: o paulista Toninho Pesso, de 35 anos. O técnico terá sua primeira experiência no futebol maranhense, após comandar o Luverdense-MT em 2020.

Pesso iniciou a carreira em 2016, quando treinou o Grêmio Barueri-SP. Depois trabalhou nas equipes do Mixto-MT, União Rondonópolis-MT, Santa Rita-AL e Tupy-GO. Em 2019, garantiu vaga para a Copa do Brasil com o Mixto-MT. Foi auxiliar técnico de Itumbiara-GO, Grêmio Barueri-SP e Villa Nova-MG.

Rafael Guanaes na primeira entrevista como técnico tricolor – Foto: Reprodução.

Grandes também apostam na nova geração

Atual campeão maranhense, o Sampaio foi o último a anunciar o seu técnico para 2021 e terá no cargo o paulista Rafael Guanaes, de 39 anos. Ele é o segundo treinador mais jovem do Estadual. O treinador chega ao Sampaio após um vice-campeonato no Brasileiro Sub-20, pelo Athlético-PR.

O Moto Club também apostará em um técnico que está iniciando a carreira: Marcinho Guerreiro, de 42 anos, que será o único a buscar o bicampeonato no Maranhense. Campeão estadual pelo Rubro-Negro em 2018, Guerreiro está de volta ao clube, depois de passagens por Imperatriz, Sampaio, Chapadinha, Caucaia-CE e Guarany de Juazeiro-CE.

Marcinho buscará bicampeonato com o Moto – Foto: Divulgação Moto Club.

Com um grupo formado, em sua maioria, por jovens atletas, o Imperatriz resolveu efetivar Jairo Nascimento no cargo de treinador para 2021. O profissional de 45 anos assumiu o time em algumas partidas ao longo da Série C do ano passado e agora tem a chance de comandar o clube desde a pré-temporada.

De volta à elite do Estadual, o Iape continua com o treinador Zé Augusto, de 42 anos. Ex-meia, o técnico levou o clube para a Série A do Maranhense em sua primeira experiência como técnico. Zé Augusto teve alguns trabalhos como auxiliar, uma delas com Marcinho Guerreiro no Moto Club.

Zé Augusto permanece no Iape – Foto: Ronald Felipe.

BEC, PAC e Peixe buscam técnicos mais experientes

Dois clubes do interior contrataram treinadores “mais rodados”. De volta à elite, o Bacabal acertou com Rildo Moura, de 55 anos, que estava no time feminino do Pinheirense-PA. Com o trabalho interrompido pela pandemia em 2020, João Carlos Ângelo retornou ao Pinheiro. O técnico de 54 acumula passagens por vários clubes cariocas, como Americano, América e Portuguesa.

Após chegar às semifinais do Maranhense no ano passado, o São José quer repetir o bom desempenho em 2021. Para isso, acertou com Ricardo Alves, técnico de 60 anos. O profissional está de volta ao futebol profissional depois de comandar Sampaio, Moto, MAC e Viana nos anos 2000.

Idade dos treinadores – Maranhense 2021

Toninho Pesso – 35 anos
Rafael Guanaes – 39 anos
Zé Augusto – 42 anos
Marcinho Guerreiro – 42 anos
Jairo Nascimento – 45 anos
João Carlos Ângelo – 54 anos
Rildo de Moura – 55 anos
Ricardo Alves – 60 anos

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias