ESPORTE

Clubes do Maranhão começam a treinar a partir de amanhã

Um dos grandes desafios que os clubes vão ter é de cumprir com todas as exigências do protocolo de segurança estabelecido pelas autoridades sanitárias

Reprodução

Com as atividades profissionais interrompidas desde meados de março – último jogo do Estadual foi dia 16 daquele mês -, os clubes de futebol já poderão retornar aos treinamentos visando a continuidade das disputas do Campeonato Maranhense. Sampaio Corrêa, Maranhão e  Juventude Samas foram os primeiros a anunciar a reapresentação de seus elencos na segunda-feira (6). Dos três chamados grandes da capital, o Moto é o único que começará mais tarde, dia 13. Os demais participantes ainda não têm data fixa para a volta.

Um dos grandes desafios que os clubes vão ter é de cumprir com todas as exigências do protocolo de segurança estabelecido pelas autoridades sanitárias e a Federação Maranhense de Futebol. Afinal, conforme determina a Constituição Federal, Lei Pelé e CLT, o empregador é responsável pela saúde e segurança de seus empregados.

Sem reservas financeiras, as agremiações vão ter que fazer um grande sacrifício para cumprir, principalmente, com a testagem e proteção de jogadores e funcionários ante a pandemia da Covid-19. É que, depois do secretário de Saúde admitir uma possível ajuda parcial aos clubes, o governo estadual descartou tal possibilidade no último fim de semana. Extraoficialmente, estima-se que tais despesas podem chegar a mais de R$ 50 mil para as equipes que chegarem à final do campeonato a ser reiniciado dia 1º agosto.

O Imperatriz, que luta pela conquista do bicampeonato, ainda vai reunir sua diretoria para tratar do reinício de suas atividades, segundo informou o presidente Adauto Carvalho à reportagem de  O imparcial. A maior parte do elenco será mantida, mas novos reforços virão, pois o time deve ser montado de olho nas disputas do Brasileiro, Série C. “Deve haver dispensas e feitas algumas contratações”, adiantou o dirigente do Cavalo de Aço na última quinta-feira à tarde.

Pinheiro, São José e Cordino já desmancharam as equipes que vinham disputando o Maranhense e deverão ser representados na competição, a partir de agora, por atletas que se destacaram nas últimas seleções municipais. “Ainda não marcamos a reapresentação, mas é certo que o PAC estará concluindo sua participação, utilizando-se da Seleção Pinheirense. A comissão técnica será daqui mesmo”, informou o diretor de futebol Filemon Guterres”.

Sampaio deverá ter caras novas

O presidente Sérgio Frota, disse a O Imparcial, que todas as medidas visando o retorno dos atletas aos treinamentos foram tomadas e que o objetivo é seguir todos os protocolos. “Vamos retornar aos treinamentos de acordo com as medidas de prevenção e para isso temos cautela e responsabilidade”, enfatizou.

Interrogado sobre as novas contratações que estão sendo feitas, Frota, que se encontrava fora de São Luís, disse, por telefone,  que não iria adiantar nomes. “Essa resposta só posso responder na apresentação do grupo”, resumiu. Adiantou, no entanto, que a montagem do novo time está sendo feita por três pessoas: “Eu,  o técnico Léo Condé e o diretor-executivo Juliano somos os responsáveis pelas contratações”, assumiu.

Os jogadores  que foram procurados pelo Sampaio Corrêa, vêm se juntar ao  grupo que ficou em São Luís, composto por João Gabriel (goleiro); João Victor (lateral); Lucão, Paulo Sérgio e Marcão (zagueiros); Henrique (volante); Matheus Lima, Gustavo Ramos, Luan Santos, Roney e Thiago Santos (atacantes).

O protocolo sanitário adotado pelo Sampaio, segundo o site oficial, é o seguinte:  A coleta será no sistema Drive-Thru (não é necessário descer do veículo). Após a testagem, o atleta irá retirar o material esportivo e o kit de prevenção. Os jogadores serão divididos em dois grupos, respeitando as fases de reinício de atividades coletivas.

Após o treinamento, os atletas irão diretamente para suas residências. Diariamente serão medidas a temperatura de todos os jogadores e funcionários. Para isso, a diretoria já adquiriu dois termômetros infravermelhos, além de um totem de álcool em gel, viabilizado na parceria com a Revest. Será obrigatório apresentar-se utilizando máscara de proteção. Fica recomendado, no máximo, a presença de três atletas por veículo.

As áreas internas do clube passam neste fim de semana por higienização realizada pela DR Controle de Pragas e Serviços, um processo que será feito constantemente para garantir as condições sanitárias adequadas de trabalho a todos que passarem pelo Centro de Treinamento José Carlos Macieira.

MAC faz sete contratações

O MAC, que ainda luta para não cair, mas também tem chances de até brigar pelo título, anunciou logo no início da semana a contratação de dois jogadores: o zagueiro Wanderson, ex-Moto, Sampaio e Juventude Samas, e o lateral-direito Michel, ex-Cordino, que estava no futebol paraense,  onde atuou no Paragominas, Bragantino e Remo. A última contratação foi a do lateral-esquerdo Guilherme, que teve uma breve passagem pelo Moto em 2018. O grupo será completado com mais quatro reforços: um volante,  um meia, um atacante e um goleiro.

Dos 30 jogadores que vinham participando do Estadual, ficaram apenas 17. Estarão se apresentando nesta segunda (6), Amorim e Xavier (volantes), Diego (goleiro), Breno e Paulinho (lateral-direita)Maicon e Cremilson (zagueiros), Jefferson e Paulinho (lateral- esquerda), Adrian e Wállace (atacantes), além dos novos reforços que estão sendo esperados.

O presidente Robson Paz adiantou à reportagem que, apesar das dificuldades financeiras, todas as providências estão sendo tomadas, visando dar inteira segurança aos jogadores e funcionários. “Tivemos reuniões com a comissão técnica, departamento médico e jogadores para passar informações sobre o protocolo a ser cumprido. Vamos realizar os testes  de  temperatura, aliados aos questionários que serão feitos aos jogadores, enfim, teremos amplo acompanhamento de cada um deles,  ou seja, teremos total controle da situação para garantirmos a saúde de todos”.

O Maranhão ainda tem dois jogos a cumprir na fase de classificação. O primeiro será contra o Juventude, na cidade de São Mateus, e o último diante do Moto Club, em São Luís. Na classificação geral, os atleticanos têm cinco pontos ganhos em  cinco partidas disputadas. O São José tem quatro e o Cordino apenas um ponto, nas duas últimas colocações.

Juventude vem com todo o gás

Caçula do Campeonato Maranhense e grata surpresa da competição, o Juventude Samas também vai reiniciar atividades nesta segunda-feira, 6. Os trabalhos serão reiniciados às 16h no Estádio Pinheirão. A praça esportiva de São Mateus foi devidamente preparada no período de paralisação do  campeonato. O gramado, segundo informações, está muito bom, e os vestiários passaram por reforma.

Da equipe que disputou o Estadual, todos os jogadores foram mantidos, mas o clube está anunciando nove contratações. A meta é conquistar o primeiro título do Maranhense. Entre os novos contratados está o volante Victor Salvador, ex- Moto Club, Betão, que também teve passagem pelo Papão e o meia-atacante Neto, que estava no Sampaio. Os demais nomes só serão divulgados no dia da apresentação. Eles vêm de outros estados para preencher todos os setores: defesa, meio-campo e ataque. Vão se juntar a Igor,  Bruno e Jailson (goleiros);   Vivico,  Diego Renam,Chico Bala e Felipe Aquino (laterais); Nenem, Dedé e Wesley (zagueiros); Rômulo, Cleiton, João Williams e Vanderson (meias); Índio Potiguar, Marcianoi, Gotinha, Naôh, Cléber Pereira, Nike, Caio,Nezinho e Patrick. Na comissão técnica,  Marlon Cutrim (técnico), Cléber (preparador de goleiros) e Marco Aurélio (preparador físico).

Protocolo para retorno das atividades

A Federação Maranhense de Futebol criou um protocolo para o retorno das atividades dos clubes que disputam o Estadual, com objetivo de evitar contágios pelo coronavírus e preservar a saúde de todos os envolvidos nos treinos e jogos, conforme orientações das autoridades sanitárias e o Guia Médico da CBF.

Confira as orientações gerais para os treinos:

Em até quatro dias antes do reinício dos treinos, os clubes, obrigatoriamente, deverão providenciar a testagem (RT-PCR SARS-CoV-2) de todos os atletas, comissão técnica, diretoria e funcionários, e mais aqueles que de forma direta ou indireta participarem das atividades antecedentes aos treinos. Os treinamentos somente deverão iniciar após os resultados dos exames, sendo afastados aqueles que porventura apresentarem resultado positivo. Além da testagem, os departamentos médicos dos clubes deverão, sempre que houver sessão de treinamento, aplicar questionário epidemiológico padrão em todos os dias do período de treinos e realizar a medição de temperatura corporal em todos.

Durante o período de treinamentos, sempre que uma das pessoas apresentar sintomas que possam ser associados ao covid-19, bem como nas respostas ao questionário, demonstrar contato próximo com outra pessoa que tenha apresentado sintomas ou teste positivo, deverá ser afastado pelo departamento médico do clube, sendo submetida a nova testagem, conforme as orientações sanitárias.

Tão logo concluídas as testagens, como condição de habilitação para o período de treinos, cada clube encaminhará à Federação Maranhense de Futebol, Atestado de Testagem para o covid-19, a relação de todos aqueles que foram submetidos, constando o nome completo e número de registro no BID, quando atleta e treinador, e aos demais, além do nome completo, números das respectivas identidade e CPF, além do endereço residencial, anexando, ainda, os resultados dos testes.

O Atestado de Testagem deve, obrigatoriamente, ser emitido por médico do respectivo clube, constando o número do CRM, endereço profissional, qual o teste foi realizado, laboratório, data da realização e o resultado.

É obrigatória a desinfecção das instalações que o clube utilizar, a saber: locais de treino, de concentração, hotéis, vestiários dos estádios, veículos de transporte coletivo, e em suas sedes, com as substâncias recomendadas pelas autoridades sanitárias, de reconhecida eficiência em sanitização.

Nos locais de treino, de concentração, hotéis, vestiário dos estádios, veículos de transporte coletivo, e nas sedes dos clubes, é obrigatória a disponibilização de itens necessários à prevenção do coronavírus:  álcool líquido 70%, álcool em gel em dispenser distribuído nos locais estratégicos, desinfetantes, máscaras apropriadas, luvas de procedimento, entre outros que sejam necessários.

Os dirigentes, funcionários, prestadores de serviço, comissão técnica e jogadores devem ter em mente a mudança de filosofia dos treinos em que deverão ser planejados de forma a isolar ao máximo os envolvidos, priorizando apenas o pessoal essencial para sua realização. Evitando aglomerações em vestiários, banheiros, refeitórios, e demais ambientes fechados.

Cada clube tem a obrigação de promover rigoroso monitoramento dos atletas, membros das comissões técnicas e suas famílias, funcionários, etc., quanto a eventuais sintomas associados à covid-19, orientando aqueles que porventura estejam nessa condição, para que não compareçam aos locais de treinos por 14 dias, ou até a divulgação de resultado Negativo de teste, e, em eventual progressão e ou confirmação da infecção, procurar unidade de saúde para a realização do protocolo recomendado pelas autoridades médicas do estado.

Cada atleta e membro da comissão técnica deve ter sua própria garrafa de água ou feito o uso de embalagens descartáveis.

Evitar ao máximo contato manual com os atletas. Os profissionais de fisioterapia e outras especialidades devem usar máscaras e luvas, mantendo as macas sempre higienizadas antes e depois do tratamento. As academias devem permanecer arejadas, onde, em um primeiro momento, não devem ser fechadas com ar condicionado sem pressão negativa, dando preferência para uso de pesos livres e barras em ambiente externo, de uso individual, sendo desinfetados antes e depois do uso. Não utilizar banheiras, sejam conjuntas ou individuais. Recomenda-se a concentração de atletas que forem testados por métodos cujos resultados sejam superiores a 48h.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias