ESPORTE

Wimbledon anuncia que edição de 2020 está cancelada

A decisão foi tomada por conta da pandemia pelo novo coronavírus

Reprodução

O All England Lawn Tennis and Croquet Club, local onde é realizado o torneio de Wimbledon, em Londres, anunciou que o Grand Slam não será disputado na temporada de tênis em 2020.

A decisão foi tomada por conta da pandemia pelo novo coronavírus, uma vez que, na opinião dos organizadores, não haverá tempo hábil para preparar e realizar a competição, prevista para iniciar em 29 de junho.

A temporada de grama também foi cancelada numa decisão em conjunto de ITF, ATP e WTA e a previsão para retorno das competições é para o dia 13 de julho de 2020. “Esta é uma decisão que não tomamos de ânimo leve, e o fizemos com o mais alto respeito à saúde pública e ao bem-estar de todos aqueles que se reúnem para fazer Wimbledon acontecer. Foi ponderado pesadamente que Wimbledon só havia sido cancelado anteriormente pelas Guerras Mundiais, mas, após uma análise exaustiva de todos os cenários, acreditamos que é uma decisão certa diante dessa crise global. Vamos nos concentrar em como podemos usar a amplitude dos recursos de Wimbledon para ajudar aqueles em nossas comunidades locais”, escreveu o presidente do clube na nota oficial do torneio.

Foi ponderado pesadamente que Wimbledon só havia sido cancelado anteriormente pelas Guerras Mundiais

Wimbledon, assim, deixa de ser realizado pela primeira vez desde 1945, quando o torneio não aconteceu em virtude da Segunda Guerra Mundial. Aliás, apenas as duas grandes guerras foram capazes de impedir a disputa do Grand Slam mais tradicional do tênis, entre 1916 e 1918, e depois entre 1941 e 1945.

A possibilidade de adiamento de Wimbledon também foi descartada, uma vez que fora do período de junho e julho, há uma época de muita chuva em Londres e, mais para o fim do ano, muito frio, o que inviabiliza as boas condições para se jogar sobre a grama.

Assim, Wimbledon já planeja a próxima edição para 2021. Na nota oficial, há a confirmação de que o clube espera a realização da 134ª edição de sua história entre os dias 28 de junho e 11 de julho do ano que vem.

Vamos nos concentrar em como podemos usar a amplitude dos recursos de Wimbledon para ajudar aqueles em nossas comunidades locais

Torneios voltam apenas em 13 de julho

Pouco depois do anúncio de Wimbledon, a ATP e a WTA, as federações que regem o tênis masculino e feminino, a Federação Internacional de Tênis (ITF) também se pronunciaram por notas oficiais e confirmaram que toda a temporada de grama está cancelada para 2020. Assim, a expectativa é que os torneios retornem no dia 13 de julho, data imediatamente após o que estava programado para o fim de Wimbledon.

Entre os principais torneios afetados estão os ATPs de Stuttgart, s-Hertogenbosch, Queen’s, Halle, Mallorca e Eastbourne. No feminino, os WTAs de s-Hertogenbosch, Nottingham, Birmingham, Berlim, Eastbourne e Bad Homburg também não devem ser realizados, a não ser que haja um acordo para mudança de data.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias