DATAS PARA O FUTEBOL

CBF divulga calendário para o ano de 2020

Caso o moto club chegue às finais da série D em 2020, o clube vai ter que pagar salário de jogadores até novembro

Reprodução

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o calendário de 2020. A principal mudança é a decisão de paralisar o Campeonato Brasileiro nas datas Fifa. No entanto, a competição seguirá durante a realização da Copa América, que será disputada na Argentina e na Colômbia, e dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Serão nove rodadas do Campeonato Brasileiro disputadas durante a realização da Copa América. Nos Jogos Olímpicos, ainda dependendo da classificação da Seleção Brasileira, serão duas rodadas do Brasileirão, os jogos das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana, além do jogo de volta das quartas de final e jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

A temporada irá de 22 de janeiro a 6 de dezembro, incluindo as competições continentais. Os calendários feminino e das competições de base serão divulgados até o fim do mês. “Assumimos o compromisso de aperfeiçoar cada vez mais o calendário do futebol brasileiro e estamos fazendo isso com diálogo e com firmeza de objetivos. Com isso, ganham todos: clubes, federações e a Seleção Brasileira”, afirmou o presidente da CBF, Rogério Caboclo, em nota publicada pela entidade.

Apesar da promessa sobre a parada do Brasileirão durante data Fifa, ainda há situações nas quais o calendário se espreme. Em junho, outubro e novembro, haverá jogo da competição um dia depois do fim da data Fifa. Em setembro, dois depois, será disputado o segundo jogo da final da Copa do Brasil.

Serão 10 jogos de seleções em cinco períodos compreendidos entre março e novembro, oito deles pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar (março, setembro, outubro e novembro) e dois amistosos preparatórios para a disputa da Copa América (junho). “Com a compreensão das Federações Estaduais e a flexibilidade por parte da Conmebol, reduzimos o número de datas utilizadas por campeonatos estaduais, Libertadores e Sul-Americana, abrindo espaço para que as datas Fifa não tenham conflito com as competições nacionais”, explicou Manoel Flores, diretor de competições da CBF.

Foi criada ainda a Supercopa do Brasil, reunindo os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro deste ano. As férias irão ocorrer de 9 de dezembro de 2019 a 7 de janeiro de 2020.

As competições estaduais, nacionais e continentais:

  • Supercopa do Brasil (campeão do Brasileirão x campeão da Copa do Brasil)
    19 de janeiro
  • Estaduais
    22 de janeiro a 26 de abril
  • Copa do Brasil
    5 de fevereiro a 16 de setembro
  • Libertadores
    5 de fevereiro a 21 de novembro
  • Sul-Americana
    5 de fevereiro a 7 de novembro
  • Brasileiro Série A
    3 de maio a 6 de dezembro
  • Brasileiro Série B
    2 de maio a 28 de novembro
  • Brasileiro Série C
    3 de maio a 8 de novembro
  • Brasileiro Série D
    3 de maio a 22 de novembro
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias