EXERCÍCIO

Dicas para iniciantes na academia

Ao entrar em uma rotina de exercícios, principalmente em academias, as pessoas costumam cometer alguns erros que podem prejudicar o desempenho e a saúde

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Os primeiros dias de prática de exercícios em uma academia de ginástica costumam ser cheios de dúvidas e insegurança, afinal é começo de uma mudança na rotina. Neste post, separamos algumas dicas para que os iniciantes na academia consigam aproveitar o máximo dos benefícios que o local oferece desde o primeiro dia. Confira:

Conheça o seu corpo
Antes de começar a atividade física, é muito importante conhecer os limites do próprio corpo. Por isso, a maioria das academias realiza uma avaliação física antes de montar o plano de treino dos alunos. A presença de problemas cardíacos ou de postura, o percentual de gordura, o nível de força e a flexibilidade são alguns dos fatores levados em consideração no momento da avaliação. É através da avaliação física que serão definidas quais as melhores formas de alcançar o seu objetivo.

Busque orientação
A prática de atividades físicas por conta própria pode ser perigosa. Sem a orientação e o acompanhamento de um profissional, o aluno pode praticar exercícios de forma errada, causando sérias lesões. Por isso, é fundamental escolher uma academia com um time de profissionais qualificados e dedicados. Eles irão ajudar você a malhar de maneira correta e potencializar os resultados.

Iniciantes na academia: Use roupas adequadas
Você já viu alguém malhar de vestido? Ou descalço? Provável que nunca tenha presenciado uma cena dessas. O vestuário é um fator importante na prática de atividades físicas e se for escolhido de forma errada pode até atrapalhar o rendimento dos exercícios. Opte por roupas leves, soltas e que permitam a transpiração e os movimentos do corpo. Os calçados também são fundamentais e para cada modalidade de exercício existe um tipo mais indicado.

Hidratação é fundamental
Beba bastante água o dia todo, não apenas durante ou após os exercícios. O nosso organismo tem uma necessidade mínima diária de água para manter o bom funcionamento. Com a prática de exercícios físicos a demanda é ainda maior. Além de desintoxicar o organismo e transportar os nutrientes necessários, a água também ajuda a repor a energia da qual o corpo precisa para realizar os treinos.

Alterne os exercícios
Quando você passa muito tempo trabalhando os mesmos músculos por meio dos mesmos exercícios, o corpo se acostuma com os estímulos e para de responder como antes. Por isso, é fundamental alternar os exercícios. Na musculação, varie entre aparelhos e pesos livres. Mas tente variar também entre as modalidades. Que tal praticar natação? E dança?

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