FUTEBOL

Maranhense torna-se o maior artilheiro do Campeonato Chinês

Atacante, ex-Vitória e Botafogo, marcou em confronto de líderes do torneio asiático

Reprodução

O atacante Elkeson atingiu uma marca importante na carreira: com o gol marcado neste domingo (11) pelo Guangzhou Evergrande contra o Beijing Gouan, o brasileiro se tornou o maior artilheiro da história do Campeonato Chinês, com 103 tentos marcados. A partida marcou o confronto entre o líder e o vice-líder do torneio do país.

Elkeson fez o gol pelo Guangzhou Evergrande contra o Beijing Gouan

Natural do Maranhão, Elkeson ultrapassou Wu Lei, chinês que era o dono da marca anterior. No lance, após cobrança de falta na área, a zaga não afastou. O ex-atacante de Vitória e Botafogo dominou, girou e bateu com categoria para vencer o goleiro Zou Dehai.

“Já tinha o recorde de gols em uma única edição pelo Guangzhou e, de novo aqui, bato mais essa marca, de maior artilheiro do Campeonato Chinês. É fruto de muito trabalho, de dedicação e só tenho a agradecer todo o carinho que o povo chinês me deu”, declarou Elkeson após alcançar a marca.

Gol histórico e polêmica!

Com esse toque de classe, o brasileiro Elkeson se tornou o maior artilheiro da história do Campeonato Chinês, com 103 gols. E ainda deu aquela provocada na torcida do Beijing Guoan.  Na partida, além do gol de Elkeson, Paulinho e Yang Liyu marcaram para o Guangzhou, e Yuning para o Beijing. Com isso, o time comandado por Fabio Cannavaro abriu sete pontos na liderança do campeonato e segue firme em busca do oitavo título do torneio nesta década.

Sobre o jogador

A história de Elkeson de Oliveira Cardozo, hoje com 29 anos, começou no Maranhão em 13 de julho de 1989. Anos depois, ainda na infância, ele deu seus primeiros passos dentro das quatro linhas no futebol baiano. Foi pelo Vitória que Elkeson começou a carreira de jogador. O atacante passou por algumas categorias de base do rubro-negro até chegar à equipe profissional no clube baiano.

Elkeson atuou em quase 100 partidas e deixou sua marca em 18 oportunidades. No rubro-negro baiano, o atacante ainda conquistou três títulos: dois campeonatos estaduais, em 2009 e 2010, e uma Copa do Nordeste, no mesmo ano do segundo título local. Elkeson trocou a Bahia pelo Rio de Janeiro em 2011. Pelo Já no Botafogo foram duas temporadas, quase 100 partidas e 26 gols. Quando deixou o alvniegro carioca, Elkeson viajou para o outro lado do mundo para atuar no futebol chinês.

Maranhense antes de conquistar o futebol asiático vestiu a camisa do Botafogo

No continente asiático, sua história começou no Guangzhou Evergrande. Elkeson vestiu a camisa do clube por três temporadas e começou uma história de grande destaque no futebol chinês. Em 2016, Elkeson trocou o Guangzhou Evergrande pelo Shanghai SIPG, por onde joga atualmente. Desde então, ele já atuou em quase 100 partidas e marcou 49 gols, sendo 8 apenas na temporada atual. Pelo Shanghai, ele ainda ganhou mais uma Super Liga Chinesa, além do título que faturou da Super Copa local.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias