LIMA

Brasil compete nos Jogos Parapan-Americanos 2019 com recorde de delegação

É um aumento de 24% no número de integrantes da delegação comparado ao Parapan de 2015, em Toronto.

Foto: Reprodução

Começa nesta sexta-feira (23) a 6ª edição dos Jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru. O Brasil costuma ter um excelente desempenho nos jogos, ficando sempre em primeiro ou segundo lugar no quadro geral de medalhas.

Em 2015, em Toronto, o Brasil obteve seu melhor resultado nos jogos, com 257 medalhas. No total, contabilizando todas as participações da delegação brasileira no Parapan, o Brasil conquistou 1.026 medalhas, 445 de ouro, 310 de prata e 271 de bronze. 

A meta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é conquistar, no Parapan 2019, o primeiro lugar. Para ajudar a alcançar o resultado desejado, a delegação brasileira deste ano baterá um recorde com 513 integrantes, destes, 337 são atletas que irão participar de todas as 17 modalidades dos Jogos Parapan-Americanos. É um aumento de 24% no número de integrantes da delegação comparado ao Parapan de 2015, em Toronto.

Apesar da novidade do recorde de participantes brasileiros na competição, o que garante a conquista das tão sonhadas medalhas (de ouro, principalmente) é a participação dos grandes nomes do paradesporto brasileiro que competirão em Lima. Entre eles está o nadador Daniel Dias, que, com sua última participação na Paralimpíada Rio 2016, se tornou o maior nadador paralímpico masculino do mundo, com 24 pódios. Outra estrela do esporte brasileiro é o recordista mundial nos 400m do atletismo da classe T20 (deficiência intelectual), Daniel Tavares Martins, que também participa dos Jogos Parapan-Americanos deste ano.

Já no time feminino, a torcida também vai para grandes atletas, como a campeã mundial de judô Alana Maldonado, a campeã mundial no parataekwondo Débora Menezes, e a vice-campeã mundial de tênis de mesa Cátia Oliveira.

Os Jogos Parapan-Americanos de Lima contam com as seguintes modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, parabadminton, parataekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro esportivo e voleibol sentado.

Durante o Parapan, 30 vagas para os Jogos Paralímpicos serão disputadas. As Paralimíadas acontecem em 2020, em Tóquio.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias