ESPORTE

Copa Akasan de Karatê acontece domingo (16) em São Mateus

Competição faz parte do calendário nacional da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e abrange todas as categorias da modalidade que são definidas de acordo com a idade do atleta.

Reprodução

O município de São Mateus será a sede da Copa Akasan de Karatê. O evento que acontece neste domingo (16), a partir das 9h faz parte do calendário nacional da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e abrange todas as categorias da modalidade que são definidas de acordo com a idade do atleta.

A competição contará este ano com a participação dos estados do Piauí, Ceará, Maranhão e talvez Rio Grande do Norte que ainda não fez a sua confirmação. “Esta é uma copa que vale pontuação para o ranking nacional. Recentemente vários atletas maranhenses participaram da 3ª Etapa Classificatória do Campeonato Brasileiro 2019 que aconteceu em Recife e que é uma etapa classificatória para a grande final de karatê que será em Gramado em outubro deste ano. O Maranhão participou da competição com 19 atletas. Foi a maior delegação que tivemos ao longo desses anos e todos os competidores que viajaram se classificaram. Agora é treinar firme para conquistarmos bons resultados nesta etapa final”, explicou Yuri Almeida, presidente da Federação Maranhense de Karatê.    

Segundo Yuri Almeida esta é a primeira vez que o projeto Jovens Samurais do bairro da Ilhinha que atende crianças carentes vai participar de um campeonato a nível interestadual. O projeto que fez dois anos e recebe o apoio da Igreja Evangélica Restaurando Vidas e da Federação Maranhense de Karatê. “A igreja sede o espaço para as aulas de karatê e nós participamos com os professores/voluntários. O projeto atende grande parte das crianças da Ilhinha e do entorno que recebem aulas gratuitas e kimono para treino. Também conseguimos 50% de desconto na federação para todas as taxas de pagamento para exame de faixa, competições dentro e fora do estado, entre outros benefícios”, ressaltou Yuri Almeida.  

Representam o projeto Jovens Samurais nesta competição os atletas: Maria Paula, Arthur Ferreira e Carlos Henrique Coelho.  “A participação destes atletas nesta competição é uma vitória para nós porque o projeto só conta com a doação dos amigos. E todos os recursos são aplicados para custear transporte, alimentação e inscrições. A intenção do projeto é promover educação e qualidade de vida por meio do karatê”, acrescentou Yuri Almeida.    

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias