Maratona Aquática

Nadadoras maranhenses representam o Brasil em competição chinesa

As jovens embarcaram nesta quarta-feira, para a cidade de Wuhan, na China, onde participarão do 44º Festival de Travessia do Rio Yangtze ao lado de atletas de outros 15 países

Reprodução

Com muito entusiasmo e confiança na bagagem, as atletas ludovicenses Júlia Leal, 16 anos, e Carol Hertel, 17 anos, embarcaram na manhã desta quarta-feira, 11, para a China, onde participarão do 44º Festival de Travessia do Rio Yangtze, maratona aquática realizada em Wuhan, cidade-irmã de São Luís.

A viagem das atletas ao país foi consolidada por meio do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Articulação Institucional (Semai), que vê nas estudantes grandioso potencial na modalidade esportiva que praticam. A competição, que reúne ainda atletas de outros 15 países, acontece na próxima segunda-feira, dia 16.

Júlia e Carol já fazem parte da Seleção Brasileira, com relevante currículo de vitórias na modalidade. Ambas as atletas estão aptas a participarem da competição internacional, conforme as exigências do Comitê Organizador da competição, formado pelo Centro de Gerenciamento de Natação da Administração Geral do Esporte, pela Associação Chinesa de Natação e pelo Governo Popular Municipal de Wuhan.

A participação das jovens nadadoras foi viabilizada com apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Semai, em parceria celebrada entre o município e a cidade chinesa de Wuhan, com quem a Prefeitura mantém acordo de cooperação bilateral em diversas áreas econômicas e sociais.

A titular da Semai, Ana Paula Rodrigues, destacou a ida das atletas ludovicenses à China como um dos excelentes frutos da parceria celebrada entre São Luís e a cidade de Wuhan. “Representando o Brasil, as nossas meninas irão competir com atletas de países como o Reino Unido, Alemanha, Suécia, Hungria, Rússia, Tailândia, Japão, Nova Zelândia, Austrália e Chile, além dos atletas chineses que são referência em diversas modalidades esportivas. Acreditamos que será uma experiência inesquecível para essas atletas”, observou Ana Paula Rodrigues.

Estímulo às jovens esportistas

A nadadora Júlia Leal destaca o apoio da Prefeitura de São Luís como um estímulo importante. ” Estou extremamente feliz por representar meu país nessa competição e muito confiante em trazer a vitória para a minha cidade”, relatou a atleta, que é tricampeã brasileira de maratona aquática e campeã pan-americana e sul-americana da modalidade, na sua categoria.

Pensamento similar tem a atleta Carol Hertel, que também tem no currículo grandes vitórias nessa modalidade. Entre os principais títulos conquistados pela nadadora estão um campeonato brasileiro e um sul-americano de maratona aquática, na sua faixa etária.

“A nossa participação na Travessia do Rio Yangtze, uma maratona que reúne atletas de alto rendimento na categoria, será de extrema importância para o desenvolvimento de nosso potencial como nadadoras. O apoio da Prefeitura foi crucial para a nossa participação. Queremos representar bem nossa cidade, nosso país, e estamos indo para ganhar essa competição, pois estamos muito bem preparadas. Além disso, a viagem nos oportuniza conhecer o potencial da modalidade em outros países, ter contato com novos atletas de nível internacional e conhecer a cultura local”, ressaltou Carol.

As meninas viajaram para a China acompanhadas por seu treinador, Alexandre Nina, que também enalteceu o apoio institucional recebido pelas atletas para participação em uma das mais importantes maratona aquáticas do mundo. “Sem dúvida é uma oportunidade louvável para essas garotas que desenvolvem a atividade com tanta disciplina e diligência. Elas estão muito bem preparadas e tenho certeza que vão dar o máximo de si na competição, para representar bem nosso país”, observou o treinador.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias