Pertencimento Clubístico

Flamengo lidera ranking de times mais buscados pelos maranhenses

Mas o Rubro-negro não é o único que faz sucesso no estado. Outros times do eixo Rio-São Paulo vêm ao longo dos anos despertando interesse em milhares de maranhenses

“Eu teria um desgosto profundo, se faltasse o Flamengo no mundo”, o trecho é do hino do Clube de Regatas do Flamengo e, com certeza, mexe com boa parte dos maranhenses. De acordo com o Google Trends, o Maranhão é o 4º estado que mais busca informações sobre o time carioca na Internet, perdendo apenas para o Rio de Janeiro (sede do time), Amapá e Amazonas.

Meiky ostenta com orgulho a camisa rubro-negra (Foto: Acervo pessoal)

 

 

Para Meiky Braga, de 24 anos, o amor pelo Flamengo vem de berço. “Nasci em uma família de flamenguistas. Eu ouvia histórias, assistia jogos, via a paixão do meu avô pelo clube e fui me apaixonando também. Meu avô sempre foi um grande incentivador”, lembra com entusiasmo a estudante de jornalismo. Detalhe: o avô de Meiky é maranhense da gema.

 

 

 

 

Rafael e o seu time de coração (Foto: Acervo pessoal)

Mas não é apenas o Flamengo que faz sucesso entre os torcedores do Maranhão. Rafael Barros, analista de informações e torcedor do Sampaio Corrêa de São Luís, relata admiração de longa data por outro time carioca. “O Vasco fez parte da minha infância, da minha educação. Mesmo tendo um pai fanático pelo Fluminense, eu passei por cima disso”, conta com bom humor e espírito esportivo. A veneração pelo time é tanta, que Rafael compara: “O que sinto pelo Vasco só pode ser equiparado ao amor que tenho pela minha filha”, calcula o torcedor de 29 anos.

 

 

 

 

 

 

Pertencimento Clubístico

O que acontece com Meiky, Rafael e milhares de torcedores tem nome. Chama-se Pertencimento Clubístico, relação de identidade que o torcedor constrói em torno de um time de futebol. “Esses clubes já estão estabelecidos há bastante tempo por relações parentais. É uma paixão passada de geração para geração”, explica Gilberto Motta, pesquisador e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que realizou trabalho de campo sobre o tema no Maranhão e Pernambuco.

Ainda de acordo com o sociólogo, a concepção da identidade de um torcedor também sofre influência na infância. “Desde cedo, crianças interagem na escola, no campo de futebol do bairro e aprendem a vibrar com colegas que torcem para clubes de outros estados”, afirma.

Outro fator importante para o fortalecimento das torcidas de times cariocas e paulistas no Maranhão, segundo Gilberto, é o fato de que “o estado, historicamente, não conta com clubes em campanhas expressivas entre os times de elite do futebol brasileiro”.

Gráfico com times distribuídos por ordem alfabética (Foto: Google Trends)

Onde ficam Moto e Sampaio nisso tudo?

Questionado sobre qual camisa vestiria em suposto duelo entre o clube da terra e seu time de coração, Rafael foi taxativo: “Visto Vasco. Respeito muito o Sampaio, sou sócio e ajudo o Clube como posso. Mas meu coração é Vasco, não dá pra fugir disso nunca”.

Já Meiky, que afirmou estar se identificando com o Moto Club nos últimos tempos, considerou a pergunta difícil. Após refletir alguns segundos, disparou: “Eita! Eu iria com meu avô ao estádio. Iríamos de Flamengo, mas eu até torceria por um empate. Sem meu avô saber, claro (risos)”.

De acordo com o Google Trends, se levássemos em consideração o volume de buscas para formação de torcida, o Sampaio Corrêa seria o time maranhense com maior destaque. Confrontamos Sampaio versus Flamengo na ferramenta de tendências e o resultado você confere no gráfico abaixo.

Proporção de buscas entre Flamengo vs. Sampaio Corrêa e as 5 principais regiões de incidência no MA (Foto: Google Trends)

Sobre o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta com enorme base de dados que revela quais os termos mais buscados em determinado espaço de tempo e lugar. Os resultados comparativos gerados são dimensionados em escala numérica de 0 a 100, com gráficos proporcionais.

As análises feitas para esta matéria levaram em consideração os últimos cinco anos de buscas realizadas no estado do Maranhão e a distribuição dos times foi realizada por ordem alfabética.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias