CULTURA REGIONAL

Maranhão coordena Nordeste das Artes 2022

O evento inicia a etapa maranhense nessa terça-feira (09) às 19h.

Professora de teatro, produtora cultural, atriz, Mestre em Cultura e Sociedade (UFMA). (Foto: Divulgação)

Projeto Sesc Nordeste das Artes dá início a edição 2022 trazendo ao público uma programação gratuita com debates, apresentações, vivências artísticas e jovens narrativas dos nove estados nordestinos, em formato híbrido (presencial e virtual), de agosto a novembro.

A proposta é valorizar e fomentar a produção artística e cultural dos estados da região Nordeste, contemplando as diversas linguagens artísticas e culturais por meio de atividades de formação, vivências e intercâmbios entre artistas, curadores e público de cada um dos estados participantes.

Etapa Maranhão

Nesta edição, o Maranhão é o coordenador nacional do projeto. O evento inicia a etapa maranhense nessa terça-feira (09) às 19h, com o 1º Ciclo de debates – Arte-educação – Experiências de mediação em arte para além da sala de aula.

O ciclo será com Pryscilla Carvalho (MA) e Marília Martha França (MA) e mediação de Stella Aranha (MA). A programação será realizada no canal do Sesc Maranhão no YouTube.

Sobre as palestrantes:

Pryscilla Carvalho

Professora de teatro, produtora cultural, atriz, Mestre em Cultura e Sociedade (UFMA). Desenvolve estudos abordando as temáticas: experiência estética em sala de aula e mediação teatral.

Marília Martha França

Arte educadora, possui Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior e Mestre em Artes Visuais (UFPB/UFPE) na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais no Brasil.

Pesquisa sobre Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Aprendizagem da arte com abordagens pedagógicas voltadas para o uso da imagem na sala de aula e História cultural da Companhia de Jesus no Maranhão. Atualmente é professora substituta do IFMA – Campus Buriticupu.

O público ainda pode conferir o show musical “Canções de uma mulher preta”, que acontece dia 26 de agosto, às 19h, no Teatro Sesc no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, localizado no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, Av dos Holandeses.  

A retirada de ingressos é gratuita e acontecerá na bilheteria do teatro 1h hora antes da apresentação. O show será ainda disponibilizado virtualmente nos canais do Sesc nas redes sociais no mês de setembro.

No Maranhão, a programação segue até o dia 8 de outubro no Teatro Sesc, Sesc Deodoro e nos canais do Sesc Maranhão no YouTube, Instagram @sesc_ma e facebook Sesc MA.

Arte educadora, possui Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior e Mestre em Artes Visuais (UFPB/UFPE). (Foto: Divulgação)

Cultura Nordestina

Foram contemplados 16 profissionais, pesquisadores e estudiosos com diversas formações para ações de debates e rodas de conversas em diferentes temáticas e recortes especiais sobre a cultura.

Além destas, mais 36 grupos ou artistas que realizarão espetáculos, apresentações, shows, vivências e oficinas que revelam muito da cultura nordestina, mas também versam sobre a tradição e a contemporaneidade.

O projeto contará ainda com um site exclusivo e uma revista virtual e impressa com memórias, entrevistas e temas relevantes sobre como os artistas atuam em seus territórios.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias