SÃO JOÃO DO MARANHÃO

Arraial do Shopping da Ilha promove conscientização ambiental

O Arraial do Shopping da Ilha continua oferecendo, até o próximo dia 29, o melhor da cultura maranhense.

A iniciativa é fruto do programa de gerenciamento de resíduos sólidos, desenvolvido pela Sema, por meio da Superintendência de Resíduos Sólidos. (Foto: Divulgação)

O maior São João do Brasil é um grande sucesso de público, com movimentação da economia, valorização de artistas e da cultural local, com geração de emprego e renda, fortalecimento do turismo e que já apresentou cerca de 800 atrações ao longo de quase dois meses. Mas não para por aí.

Outra virtude do festejo junino é promover consciência ambiental.

Trata-se de um programa de gerenciamento de resíduos sólidos, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) para instalar coletores específicos de ponteira (ou bituca) de cigarro no Arraial do Shopping da Ilha.

A partir dessa quarta-feira (27), o local já contará com esses coletores. A iniciativa é fruto do programa de gerenciamento de resíduos sólidos, desenvolvido pela Sema, por meio da Superintendência de Resíduos Sólidos.

O objetivo é recolher esse material para que a empresa parceira, a Poiato Recicla, possa reciclar e reaproveitá-lo, transformando-o em papel esses resíduos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

A superintendente de Resíduos Sólidos da Sema, Rafaella Nascimento, falou da iniciativa conjunta e das ações educativas que serão desenvolvidas para a conscientização da preservação do meio ambiente.

“Hoje temos alternativas essenciais como o projeto da Apoiato, uma empresa que coleta essas bitucas de cigarro, recicla e as transforma em papel artesanal, dando uma destinação correta e solução econômica às instituições e ao meio ambiente. A Sema, em parceria com a Secma, escolheu o Arraial da Ilha para a instalação do coletor de bitucas por ser um local muito utilizado por fumantes nessas épocas festivas – em que o descarte irregular é nítido -, no qual serão implementadas ações educativas”, explicou Nascimento.

O descarte incorreto das bitucas de cigarro representa muitos riscos ambientais. Composto de acetato de celulose em 95% dos filtros, além de conter mais de 4,7 mil elementos tóxicos, esse material pode levar até cinco anos para se decompor.

Para que danos sejam evitados, o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, comentou sobre a importância da iniciativa.

“O melhor mesmo, claro, é não fumar, mas, uma vez que se opte por essa prática, é necessário desenvolvermos uma cultura para darmos o correto destino para as bitucas de cigarro, pois a sua decomposição lenta prejudica o solo e contamina rios e córregos. O maior São João do Brasil, com essa importante parceria entre Sema, Secma e Poiato Recicla, também tem esse compromisso com a conscientização ambiental”, pontuou Paulo Victor.

Poiato Recicla

É uma usina de reciclagem de resíduos de cigarro que atua em todo o território nacional, atendendo os setores público e privados.

Tem como compromisso oferecer soluções ambientais integradas com serviços e produtos para o tratamento adequado desses resíduos. É a empresa que realiza a gestão completa, abrangendo desde a coleta, transporte, reciclagem e a destinação final do resíduo.

São João 2022

O Arraial do Shopping da Ilha continua oferecendo, até o próximo dia 29, o melhor da cultura maranhense. E nesta quarta-feira (27), além de receber os coletores de bituca de cigarro, a programação segue com Tambor de Crioula Flor de Laranjeira, às 18h; Bumba Meu Boi Brilho da Terra, às 19h; Ronald Pinheiro, às 20h; Bumba Meu Boi da Floresta, às 21h; João Blues, às 22h; e Samyra Show, às 23h.

O São João do Maranhão 2022 é realizado pelo governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), com apoio cultural da Equatorial Energia, Supermercados Mateus, Guaraná Jesus e Coca-Cola.

O São João do Maranhão 2022 é realizado pelo governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). (Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias