INCENTIVO

Projeto estimula criação de coleções contemporâneas do artesanato do Maranhão

O objetivo é capacitar artesãos e estimular a geração de renda por meio da potencialização do artesanato.

Grupos de artesãos maranhenses participam de capacitação promovida pelo projeto Artesanias Contemporâneas. (Foto: Divulgação)

Dois grupos de artesanato maranhenses, de São Luís e de Bacabeira, participam de oficinas de design de produtos para a criação de coleções artesanais modernas. A formação, que será realizada até o final do mês, é parte do projeto Artesanias Contemporâneas, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O projeto tem como objetivo capacitar os artesãos e estimular a geração de renda por meio da potencialização do artesanato.

Participam do projeto os artesãos da Casa e Aconchego (Bacabeira) e do Trançando Arte (São Luís). Eles receberão direcionamentos para o desenvolvimento de peças contemporâneas, a partir de suas expertises: o Trançando Arte, trabalha com fibra e buriti; já o Casa e Aconchego, desenvolve peças de corte e costura que atendem necessidades domésticas, entre outros.

“Há 12 anos venho conhecendo e experimentando novas possibilidades que unem o artesanato à contemporaneidade, através do design e sempre no Ceará. Nessa trajetória pude me familiarizar com diversas tipologias artesanais, tendo vivências com grupos formados por crocheteiras, bordadeiras, rendeiras, trançadeiras e muitas outras”, conta Caroline Rodrigues, Idealizadora do Artesanias Contemporâneas.

“Sermos escolhidos na 1ª Chamada do Instituto Cultural Vale foi a oportunidade para expandir nossa atividade para outras regiões. Já temos frutos da 1ª etapa do projeto: as “colabs” do Ceará já tem as peças precificadas e estão prontas para atender às encomendas”.

O Artesanias Contemporâneas tem circulação prevista por quatro estados brasileiros: Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em cada um deles irá desenvolver o trabalho com dois grupos.

Nos minicursos, os participantes terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre processos criativos, matérias primas, acabamentos, tendências e inspirações, com a proposta desses temas, de forma conjunta, contribuírem para uma melhor criação de objetos artesanais, fazendo com que o grupo tenha mais competitividade ao apresentar seus produtos.

Ao final do projeto, cada grupo participante poderá ter um conjunto de peças assinado pela marca Óia (design artesanal). Os produtos poderão ser comercializados e a renda será revertida para os grupos. Além disso, cada grupo será contemplado com um kit de trabalho adequado à tipologia artesanal.

Após a etapa do Maranhão, que segue de até 30 de abril, o projeto segue para Minas Gerais e para o para o Rio de Janeiro, em maio. A etapa do Ceará foi concluída no mês de março.

O  Artesanias Contemporâneas prevê ainda a realização de duas palestras sobre Empreendedorismo, artesanato e design, nos dias 28 e 29 de abril, em escolas de São Luís: Escolas Dr. Geraldo Melo (R. Gama Lobo, SN – COHAB Anil IV) e C.E Pedro Álvares Cabral (Av. Principal Jardim América – Cidade Operária), abertas ao público.

Cronograma das atividades no Maranhão:

Até 23/04, das 13h às 18h – Grupo Casa e Aconchego, no município de Bacabeira; 
25 a 30/04, das 13h às 18h – Grupo Trançando Arte (Sitinho), em São Luís (Rua 15 de novembro s/n Bairro Vila Maranhão);
28/04 – Palestra na escola Dr. Geraldo Melo – R. Gama Lobo, SN – COHAB Anil IV, São Luís – MA
29/04 – C.E Pedro Álvares Cabral – Av. Principal Jardim América – Cidade Operária, São Luís – MA

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias