TEATRO

Grupo Cena Aberta apresenta segunda edição do evento Ocupa Cena em homenagem a Luiz Pazzini

Entre os dias 15 e 26 de novembro o evento terá uma programação diversa com participação de grandes artistas e facilitadores das artes cênicas no Maranhão

Foto: Divulgação

O Grupo de Pesquisa Teatral Cena Aberta apresenta nos dias 15, 16, 17, 22, 23, 24, 25 e 26 de novembro a segunda edição do evento #OcupaCena, em homenagem ao professor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Luiz Pazzini. O evento é uma realização do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura com incentivo da Lei Aldir Blanc.

O #OcupaCena surgiu em 2021, um ano após o grupo sofrer com a perda prematura de seu mestre Luiz Pazzini, acometido pela Covid-19. Através das redes sociais, os membros do Cena Aberta, realizaram uma série de homenagens a Pazzini por meio de uma “ocupação” virtual, com sarau artístico e exibição de trabalhos inéditos do teatrólogo.

Nesta segunda edição, o evento terá uma programação especial com mesas temáticas e exibições virtuais de espetáculos, entre eles, um fragmento inédito da série “Leituras Dramáticas em Quarentena”, um dos últimos trabalhos registrados por Pazzini.

“O OcupaCena surge com a intenção de manter viva a presença de Pazzini, que foi o nosso grande mestre, resgatando textos, trabalhos e outros elementos que constituem essa memória. Fizemos isso inicialmente de forma muito individual, com membros e convidados. A ideia de dar continuidade à essa ocupação é não somente se restringir às redes sociais, mas com o propósito de abranger outros espaços, reunindo ex-membros, atores, educadores e  pessoas que tiveram papel importante para o Cena Aberta, para Pazzini, reconstituindo uma verdadeira historiografia do teatro maranhense”, conta Victor Silper, ex-aluno de Pazzini e membro do Grupo Cena Aberta.

Uma das novidades dessa edição é a série Café com Memórias, um momento de conversação entre profissionais do teatro, facilitadores da arte local, entre outros que fizeram parte da vida de Pazzini e da história do Grupo Cena Aberta. Serão dois episódios que têm o objetivo de promover um olhar sensível ao passado do grupo e suas contribuições para a difusão das artes cênicas no Maranhão.

Outra novidade do #OcupaCena 2ª edição é a Mostra Poesia na Sacada, onde uma seleção de artistas locais irão performar, na sacada do Senzala Bar, leituras dramáticas de poesias autorais e de consagrados dramaturgos como Oscar Wilde, Heiner Müller, Bertolt Brechet e Vladimir Maiakovski.

A programação online será transmitida através das redes sociais do Grupo Cena Aberta, no Instagram @cenaberta e no Youtube pelo canal Cena Aberta.

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias