CULTURA

Na mostra de jornais centenários do Brasil e de Portugal, O Imparcial representa o Maranhão

A abertura da exposição acontece neste sábado (16) no Salão “Casa de Portugal”, no segundo andar do Convento das Mercês

Foto: Divulgação

Com os desafios de se manter a imprensa livre e os jornais impressos ativos, chega em São Luís uma mostra que é uma verdadeira viagem pelo tempo e pela história do Brasil e de Portugal. Estamos falando da exposição “Jornais Centenários do Brasil e Portugal: Um Legado Cultural”, onde reúne dois séculos de história, em uma viagem emocionante a ser feita pelos visitantes através das fotos das capas de  jornais, sendo um total de 54 periódicos – 36 de Portugal e 18 do Brasil, incluindo o jornal O Imparcial, único representante maranhense.

A abertura da exposição acontece neste sábado (16) no Salão “Casa de Portugal”, no segundo andar do Convento das Mercês, situado à R. da Palma, N. 502 no Centro de São Luís. O evento começas às 17h e termina 19h30. Onde vai contar com a presença de autoridades portuguesas.

Ao trazer a mostra para o Maranhão, no histórico Convento das Mercês, a Embaixada de Portugal, através do Instituto Camões em Brasília, apresenta um dos mais expressivos eventos culturais dos dois países. Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, afirma que “A Casa de Portugal no Convento das Mercês é o lugar ideal para receber a exposição, local de história e memória, espaço privilegiado de diálogo luso-brasileiro” declara ela.

Em sua primeira exposição foi dedicada exclusivamente aos jornais portugueses e aconteceu na cidade de Aveiro em 2018, promovida pela Associação Portuguesa de Imprensa. Em 2019, a Associação da Imprensa de Pernambuco, que mantém cooperação com a congênere de Portugal, trouxe para o Brasil essa exposição, ampliando-a com a inserção de jornais brasileiros, e realizando na Fundação Joaquim Nabuco no Recife, a primeira exposição luso-brasileira dos Jornais Centenários.

O evento será gratuito e também aberto ao público e gratuito. Depois da abertura nesse sábado (16), a mostra poderá ser visitada de segunda à sexta, das 8h às 17h, no período de 18 de outubro a 19 de novembro, no mesmo local, Salão “Casa de Portugal”, no Convento das Mercês.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias