PÁTRIA AMADA

Você sabe quais são os Símbolos Nacionais?

Comemorado no dia 18 de setembro, os Símbolos Nacionais são a representação da nação Brasileira. Eles são incluídos na Constituição e possuem grande valor histórico

Foto: Reprodução

No dia 1º de setembro de 1971, os Símbolos Nacionais foram implementados pela Lei n° 5.700, representando a união do nosso país. O dia 18 de setembro é comemorado para exaltar os símbolos que representam o Brasil. Esses símbolos são incluídos na Constituição e possuem um grande valor histórico, identificando a nação e o sentimento de união e soberania da nação.

Os quatro Símbolos Nacionais são compostos por: a Bandeira Nacional, o Brasão, o Selo Nacional e o Hino Nacional, todos eles foram implementados depois da declaração da independência.

A Bandeira Nacional

Representando internacionalmente a nação brasileira, a Bandeira nacional foi instituída em 19 de novembro de 1889. A sua composição é formada por um retângulo verde, sobreposto por um losango amarelo e um círculo azul com estrelas brancas, atravessado por uma faixa com a frase “ordem e progresso”.

As cores da bandeira são herdadas da bandeira imperial e retratam as famílias Bragança e Habsburgo. Além disso, as cores referenciam as riquezas do nosso país: o amarelo do ouro, o verde das grandes florestas e matas e o azul do céu. As estrelas são distribuídas pela posição da constelação Cruzeiro do Sul no dia em que foi proclamada a república do Brasil.

Brasão da República

O Brasão da República, também chamado de As Armas Nacionais, foi criado pelo engenheiro Artur Zauer durante o governo do primeiro presidente da República: Marechal Deodoro da Fonseca. Esse brasão é obrigatoriamente utilizado pelas forças armadas e pelos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

O brasão é constituído por um escudo redondo da cor azul, que está apoiado por uma estrela de cinco pontas. Ao centro do brasão tem a constelação do Cruzeiro Sul que está sobre uma espada. Atrás temos um ramo de café, um dos plantios que guiou por muito tempo a história do Brasil.

Selo Nacional

O Selo Nacional também foi criado no governo de Marechal Deodoro. Ele é usado nos documentos oficiais com objetivo de autenticar os documentos oficiais e atos do governo. Ele é representado por uma esfera com as estrelas da bandeira que indicam as 27 unidades federativas do país: 26 estados mais o Distrito Federal.

Hino Nacional brasileiro criado em 1822

O hino nacional foi instaurado para comemorar a Independência do Brasil (1822), o hino foi composto pelo poeta Osório Duque-Estrada e o compositor Francisco Manuel da Silva.
O hino é cantado em uníssono nas aberturas de eventos cívicos, patriótico, culturais, esportivos, escolares e religiosos.

Durante o hino, deve-se hastear a Bandeira Nacional e exaltar o hino pelo menos uma vez nas escolas públicas e particulares do país.

“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante
E o Sol da liberdade, em raios fúlgidos
Brilhou no céu da pátria nesse instante

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte
Em teu seio, ó liberdade
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce
Se em teu formoso céu, risonho e límpido
A imagem do Cruzeiro resplandece

Gigante pela própria natureza
És belo, és forte, impávido colosso
E o teu futuro espelha essa grandeza

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!

Deitado eternamente em berço esplêndido
Ao som do mar e à luz do céu profundo
Fulguras, ó Brasil, florão da América
Iluminado ao Sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores
Nossos bosques têm mais vida
Nossa vida, no teu seio, mais amores

Ó Pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado
E diga o verde-louro dessa flâmula
Paz no futuro e glória no passado

Mas, se ergues da justiça a clava forte
Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme, quem te adora, a própria morte

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!”

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias