CULTURA

Viana ganha nesta quinta novo espaço dedicado à cultura

Sede da Academia Vianense de Letras recorda história local

Nova sede da AVL foi construída respeitando detalhes arquitetônicos de antigo sobrado colonial de Viana (Foto: Handson Chagas)

Escritores, artistas, poetas e acadêmicos de Viana, município localizado na Baixada Maranhense, vão contar agora com um novo espaço dedicado para a literatura e difusão artística. Nesta quinta-feira (8) o Governo do Maranhão inaugura a sede própria da Academia Vianense de Letras (AVL) Patrona Anica Ramos.

A pedra fundamental da sede da AVL foi lançada em 2019 e a obra de construção do prédio foi finalizada em abril de 2021.

O projeto arquitetônico preservou as características originais do antigo centro histórico colonial da cidade de Viana, respeitando especificamente os moldes de um casarão erguido em 1835, onde viveu um ilustre personagem da história vianense, o farmacêutico Ozimo Carvalho, um dos patronos da AVL. O sobrado onde Ozimo Carvalho viveu situava-se exatamente no mesmo terreno onde foi construída a nova sede.

Foi preparada uma vasta programação para celebrar a inauguração da sede da AVL, que começa às 10h, com a sessão solene de inauguração e participação do governador Flávio Dino e do secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso.

Às 19h a programação será retomada com a contação de história “A fundação da cidade de Viana”, seguida de peça teatral, performance em literatura de cordel, recital de poesia, apresentação musical e outras atividades.

“A materialização da sede da Academia representa maior aproximação da cultura com a sociedade e da sociedade vianense com a produção artística que será disponibilizada pela Academia Vianense de Letras. O prédio, que resgata as características originais dos casarões coloniais da cidade, também deve estimular a atividade turística no município”, avalia a procuradora de Justiça Fátima Travassos, Diretora da AVL.

Para Anderson Lindoso, secretário de Estado da Cultura, “um novo espaço dedicado à literatura e às artes em geral, só vai engrandecer ainda mais a bela história da cidade de Viana”.

A nova sede da AVL dispõe de teatro-auditório, camarim, anfiteatro na área externa, salas administrativas, salão destinado a mostras e exposições, entre outras instalações.

O evento de inauguração da sede da AVL será realizado de acordo com os protocolos de combate à Covid-19 e normas sanitárias estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 36.531/2021.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias