MÚSICA

Em novo álbum, Marisa Monte apresenta gentileza e esperança

Após um hiato de 10 anos, a cantora e compositora está de volta com álbum corajoso, otimista e cheio de parcerias novas e antigas

Foto: Leo Aversa

Mesmo sendo criteriosa em relação ao lançamento de discos, Marisa Monte mantém-se em constante atividade como compositora, criando músicas — quase sempre com parceiros — tanto para trabalhos solo quanto para o coletivo Tribalistas, integrado por ela, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes. Ao decidir gravar um novo álbum, Marisa tinha um acervo pronto, do qual selecionou nada menos que 16 canções para o Portas, o primeiro trabalho inédito depois de 10 anos. O último disco, O que você quer saber de verdade, foi lançado em 2011.

Lançado pela Sony Music e disponível nas plataformas digitais, o álbum reafirma o gosto da cantora pelas parcerias e companheiros de ofício. Os problemas decorrentes da pandemia foram determinantes para que algumas músicas precisassem ser gravadas remotamente, de diferentes partes do planeta. Esse exercício levou a cantora a, novamente, conviver com o espírito colaborativo que sempre norteou suas produções.


Em Portas, ela tem ao seu lado velhos amigos como coautores de algumas faixas: Arnaldo Antunes e Dadi Carvalho na faixa título e em A língua dos animais; Nando Reis em Praia vermelha; e Seu Jorge em Pra melhorar. Mas a presença maior é de novos parceiros.

Chico Brown é o de maior destaque. O jovem compositor e multi-instrumentista, filho de Carlinhos Brown e neto de Chico Buarque, assina com Marisa cinco canções, entre as quais Calma (o primeiro single), Déjà vu e Em qualquer Tom — uma clara homenagem a Tom Jobim.

Marisa Monte abriu espaço também para novos parceiros. Marcelo Camelo é coautor de Sal e Você não liga, além de ter composto sozinho Espaçonave. Com o capixaba Silva, ela fez Totalmente seu. O amor que ela tem pela Portela é cantado no samba Elegante amanhecer, em que dividiu a criação com Pretinho da Serrinha, músico de sua banda. Mixado no Rio de Janeiro e em Los Angeles, o disco foi masterizado em Nova York.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias