NOVO ESPAÇO

Borboletário do Parque do Rangedor inaugura neste sábado

O espaço tem como objetivo a promoção da educação ambiental ao permitir a observação das fases da vida das borboletas

(Foto: Divulgação)

Neste sábado (3), vai inaugurar o Borboletário, localizado no Parque do Rangedor, em São Luís. Ele é um desenvolvimento com fins educativos e científicos, na qual será administrado pela Secretária de Meio Ambiente do Maranhão, juntamente com a apoio da Equatorial.

O espaço tem como objetivo a promoção da educação ambiental ao permitir a observação das fases da vida das borboletas e o despertar a sensibilidade e o respeito ao meio ambiente.

(Foto: Divulgação)

Na direção da bióloga, Rose Rodrigues de Carvalho da UEMA, que desenvolve pesquisas com borboletas, em unidades de conservação do Estado. Contará com monitores diários, que auxiliarão na manutenção e guia do mesmo.

“O Borboletário é um importante espaço de visitação e lazer com o objetivo de promover o contato com a natureza. Porém, por ser um espaço de promoção da Educação Ambiental, não se restringe a uma simples visitação, pois explora de forma educativa o fantástico mundo das borboletas. No borboletário o visitante terá oportunidade de apreciar de perto, o voo, a alimentação e a reprodução desses insetos e como ocorre todo o processo da metamorfose, o que pode despertar o interesse pela pesquisa científica, além de destacar a importância desses animais para a preservação da biodiversidade no planeta.  No Borboletário do Rangedor poderão ser observadas várias espécies de borboletas como Caligo illioneus, conhecida como Borboleta Olho-de-coruja, Agraulis vanillae,  Anteos menippe, Danaus erippus, Ascia monuste entre outras”, afirma a bióloga.

(Foto: Divulgação)

Atualmente, o local possui um quantitativo de 60 borboletas, de diferentes espécies, em seu início de vida presente no próprio viveiro.

O Borboletário possui dois principais ambientes; o viveiro das borboletas, local onde vivem parte de sua vida, onde se alimentam e reproduzem. E o outro contará com o berçário, onde ocorre o desenvolvimento das lagartas e pulpas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias