CORONAVÍRUS

No Maranhão

946
337116
291803
9636
Arraiá O Imparcial

Arraiá O Imparcial estreia explorando festas juninas do Maranhão

O Imparcial lançou o Arraiá O Imparcial para trazer as brincadeiras e tradições do período junino para mais perto.

Arraiá O Imparcial estreou nessa quarta-feira (23).

Caboclos de fita a dançar, o bater de tambores, o ritmo das toadas, o boi a girar pelas rodas. O mês de junho sempre teve suas características, suas cores e até mesmo seus sabores. No Maranhão, sabemos que é o mês começou não pelo calendário, mas pelos sons das matracas no arraiais, com bumba meu boi, cacuriás e quadrilhas. Experimentando arroz de cuxá com vatapá e torta de camarão nas barracas. Ouvindo a história de Pai Francisco e Catirina ser recontada através das apresentações.

Desde que a pandemia do coronavírus iniciou, há pouco mais de um ano, os tradicionais arraiais e festejos não puderam mais ser realizados, deixando saudade no coração dos maranhenses. Dessa forma, O Imparcial decidiu lançar o Arraiá O Imparcial para trazer as brincadeiras e tradições do período junino para mais perto.

“São Luís é a única capital brasileira em o que o São João é maior que o carnaval.”, diz o presidente do Boi Pirilampo, Renato Dionísio. Os festejos juninos no Maranhão são uma homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. Essas homenagens se dão por meio de performances, mas também estão em cada detalhe como nas roupas da figura mítica do Cazumbá e nas letras cantadas das toadas.

Além disso, temos as manifestações culturais como as danças do cacuriá, com influências da Festa do Divino Espírito Santo, com ritmos ditados pelas caixas e roupas coloridas com fitas e brilhos, o tradicional e tambor-de-crioula, dança de matriz afro-brasileira, envolvendo canto e percussão, fazendo com que as festas juninas no estado seja uma experiência única.

Então pegue sua matraca, afine seu tambor e confira o Arraiá O Imparcial

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias