CULTURA

Nova realidade: Dia de São João é comemorado em casa

Está chegando o dia do santo mais festejado no período junino em todo o país e festejos e homenagens acontecem de forma virtual

Reprodução

A gente sabe que para quem gosta de festa junina e de participar de festejos religiosos, as tradicionais quermesses, está sendo difícil não ter essas festas da forma tradicional, com aglomeração de pessoas, apresentações, músicas da época, no caso dos festejos juninos; e as programações religiosas com novenas, procissões, largos culturais.

Mas igrejas, paróquias, instituições e grupos juninos estão dando um jeito disso acontecer de forma segura para todos, com os festejos juninos virtuais por meio de transmissões pela internet.É no dia 23, véspera do dia de São João, que tradicionalmente os bois se batizam para começar a percorrer, oficialmente os terreiros juninos e amanhecer nos arraiais.

 Este ano eles vão guarnecer de suas casas para as casas dos telespectadores. Nos dias 23 e 24 várias lives estão programadas para acontecer pelas redes sociais dos e plataformas digitais dos grupos. No dia 23 se apresentam em seus canais digitais, o Boi da Floresta. Boi de Leonardo, Boi de Axixá, Boi de São Simão, Boi de Ribamar; e no dia 24, Boi Encanto do São Cristóvão, Brilho da Terra, Boi Pérola dos Lençóis e Boi Encanto do Olho D’água. “A tradição está mantida, ainda que virtualmente. Com as bênçãos de Deus, de São João e de Nossa Senhora da Saúde o Boi de Axixá vai brincar na sua casa. Dia 23, às 19h no nosso canal do Youtube”, disse Leila Naiva, presidente do Boi de Axixá.

Festejo

Conforme as escritas bíblicas, São João Batista foi o precursor de Jesus e batizou o filho de Deus nas águas do Rio Jordão. Além disso, ele foi o responsável pela conversão de milhares de pessoas através do batismo. Dentro da tradição religiosa, São João tem uma reverência especial, pois São João Batista é único santo em que se celebra o seu nascimento e o seu martírio”, completa o padre Heitor.

Na Paróquia São João Batista, no Centro Histórico de São Luís, em virtude das orientações governamentais de saúde, os devotos e devotas de São João Batista poderão acompanhar a Festa do Padroeiro através das transmissões ao vivo pelas plataformas digitais da Paróquia, até o dia 24, às 17h. Nesse dia, serão celebradas duas missas, às 9h e 17h. Além das missas, os fiéis poderão acompanhar a carreata de São João Batista, pelas ruas do Centro Histórico, com oração do terço e ladainhas em homenagem ao Padroeiro. 

Além disso, durante todo o dia 24, a imagem ficará exposta na porta da Igreja para que as pessoas possam passar e reverenciar São João Batista. Já a programação cultural ocorre em formato de lives beneficentes, em prol da Festa de São João, com a participação de várias atrações culturais locais. No dia 23 terá Boi Barrica e no dia 24, o  Boi de Santa Fé, Mestre Raimundinho do Boi União da Baixada e a cantora Dori Lima.

São João digital

Uma iniciativa do Sebrae Maranhão e o Governo, por meio da Setur, vai permitir vivenciar os festejos juninos, a gastronomia e artesanato típicos característicos do período, por meio do São João Digital, de hoje (23)  a 26 de junho. 

A iniciativa conta uma programação especial de oficinas gastronômicas e de economia criativa, transmissões ao vivo, apresentações culturais, entre outras. A proposta  é levar aos turistas, agentes de viagens e o público em geral, uma vivência de São João diferente, a partir de experiências que remetam ao seu festejo e história, de forma única e cheio de diversidades.

 A programação e as lives podem ser acompanhadas pelas redes sociais do Sebrae Maranhão e perfil promocional da Setur. A transmissão online que fechará a programação semanal será transmitida nos perfis de instagram: @materradeencantos e @sebraemaranhão, dia 26, às 19h. A minissérie ‘Bumba Meu Maranhão – Patrimônio da Alegria’, tem 7 capítulos e está sendo exibida semanalmente abordando diversos aspectos da brincadeira folclórica e do período junino maranhense. 

Os sotaques de zabumba e costa de mão serão tema do segundo vídeo, que vai destacar ainda a festa Encontro de Gigantes e o Festival de Zabumba. A programação conta ainda com exposição intitulada Olhar Junino, composta de fotos, vídeos e depoimentos sobre o São João.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias