LIVE's

Bumba meu boi investe em São João virtual durante pandemia

O recurso tecnológico foi a ferramenta que os tradicionais batalhões de bumba meu boi encontraram para manter uma tradição que atravessa o tempo e vem passando de geração em geração

Reprodução

Os festejos juninos do Maranhão não aconteceram este ano em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Os terreiros e arraiais da ilha que normalmente são palco das manifestações culturais, tais como: o tambor de crioula, cacuriá, grupos de dança portuguesa, grupos de batalhões de bumba bois e tantas outras atrações que levam a alegria para o público tiveram que se adapta à uma nova realidade: as apresentações por meio de lives.

O recurso tecnológico foi a ferramenta que os tradicionais batalhões de bumba meu boi, seja do sotaque de orquestra, matraca, zabumba, da baixada ou costa de mão, encontraram para manter uma tradição que atravessa o tempo e vem passando de geração em geração. E, para homenagear a principal manifestação cultural do estado que foi reconhecido com o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, no ano passado, os grupos de bumba meu boi do Maranhão estão realizando apresentações virtuais.

Entre as brincadeiras que promovem o encontro virtual com seus seguidores está o tradicional  Batalhão do Bumba meu boi da Maioba. A brincadeira secular, que foi fundada em 1897 pelos moradores do povoado Bom Negócio, situado na localidade Maioba, zona rural da ilha de São Luís apresenta neste sábado (20), às 20h, a Live solidária “Vai tocar, vai vibrar, vai tremer” no canal do Youtube do Boi da Maioba.

Os internautas poderão sentir um pouco da vibração do Batalhão da Maioba em casa. Durante a live os brincantes receberão diversas participações especiais como as dos cantores maranhenses, César Nascimento e Zeca Baleiro, a influenciadora digital Thaynara OG, o Boi de Axixá e a brincante Leila, de Axixá, também já estão com as presenças confirmadas. No repertório serão apresentadas toadas consagradas como “Molha esse roseira” (Chiador), “Varra seu terreiro” (Dá na Vó) e “Se não existisse o Sol” (Zé Inaldo e Chagas), além de toadas atuais. Uma boa oportunidade para ouvir o som das matracas, dos pandeirões e tambores-onça típicos do Boi da Maioba. A apresentação também contará com a participação de brincantes, mesmo que em números reduzidos devido às exigências sanitárias. Os rajados, caboclos e índias estão se preparando para o grande dia para ter um momento especial com os internautas.

Sobre este momento histórico, o cantador Marquinhos da Maioba (foto), revelou a O Imparcial, a expectativa que tomou conta do batalhão com esse encontro virtual. “A live é uma oportunidade de fazermos a interação com o público que gosta de nosso batalhão, que é boeiro aqui em São Luís. E levar, também, um pouquinho de nossa cultura via mundo pela internet. A pandemia está sendo um momento complicado por conta de termos parado todo serviço de produção do boi, que tem todas as atividades voltadas para o mês de junho. Graças a Deus surgiu essa forma de nos apresentarmos por meio das plataformas digitais, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso que estamos convidando o público em geral de São Luís para participar desta festa em homenagem a São João dessa live solidária que vai ajudar todos os boieiros que precisam de ajuda neste momento de pandemia”, ressaltou marquinhos que se apresenta ao lado dos outros cantadores Darlan e Juninho.

Mais apresentações virtuais
Outro batalhão que promove um encontro virtual com os apaixonados pela cultura do bumba meu boi do Maranhão, será o Boi da Lua, sotaque de orquestra, que faz apresentação também neste sábado (20) em seu canal do YouTube, a partir das 17h, uma live mega especial, com sorteio de vários prêmios. Com ritmo diferenciado, o grupo é referência por onde passa, chegando a arrastar multidões aos arraiais do Maranhão.  Segundo o presidente, Washington Coelho, a expectativa é grande. “Faremos uma live bem legal. Vamos matar a saudade do nosso São João. Conto com a audiência de todos vocês”, disse o coordenador da manifestação.

O grupo iniciou suas atividades culturais em 1993, quando fundado por jovens talentos com a necessidade de resgatar e fortalecer as manifestações artísticas no tradicional bairro do João Paulo. Fundado por amantes da nossa cultura, o grupo hoje se firma como um dos mais organizados bumba meu boi, trazendo em seu conjunto um número significativo de brincantes e simpatizantes, onde se vale ressaltar que em sua maioria são moradores do bairro do João Paulo. As atividades promovidas pela instituição por serem diversificadas abrangem crianças, jovens, adultos e idosos do João Paulo e comunidades vizinhas.

Já o Bumba meu boi do João Paulo realiza, hoje, às 19h, o batizado de sua brincadeira. Mesmo distante dos arraiais, os organizadores da brincadeira ressaltaram a importância de agradecer e pedir proteção à Nossa Senhora da Piedade e a todos os santos protetores para que a brincadeira possa continuar sua missão de fortalecer a cultura maranhense mesmo que seja virtualmente.  Após o batizado, acontecerá a apresentação das toadas 2020 com os cantadores: Sorozinho, Marivaldo e Negão do BF.  A transmissão ao vivo ocorrerá pela página do Facebook  “Maranhão em toadas”  e também pelo canal  da brincadeira no YouTube.

Lives até o dia 30 de junho

E quem pensa que as lives juninas dos grupos de bumba boi acontecem só este final de semana estão completamente enganados.  Na segunda-feira (22), o Museu Casa do Pontal apresenta a live: “Bumba meu boi do jeito que está” às 17h com a participação de Taliene Melônio do Boi da Floresta de Apolônio; Paulinho do Boi de Zabumba de Leonardo; João Pixalau e Herbeth do Boi Flor de Matinha  e com Juliana Manhães, artista brincante e pesquisadora da UniRio.

No dia de São João, 24 de junho, o Bumba meu boi da Redenção que está na cena cultural do Maranhão desde 1986 apresenta o colorido de suas índias, vaqueiros de fita vaqueiros campeadores, e a melodia envolvente de seus amos e a harmonia contagiante da sua orquestra de ouro por meio de uma live, a partir das 19h, em seu canal na internet.

Já o Boi Lendas e Magias,  apresentam-se na próxima quarta-feira (26) pelo canal do YouTube da brincadeira. Apresenta-se no próximo domingo (28) às 19h, a live solidária do Bumba meu boi, sotaque de orquestra “Novilho dos Lençóis”.  Parte da sua arrecadação será destinada às famílias dos brincantes (cestas básicas) e também aos componentes da orquestra. A live acontece na  véspera de São Pedro e está sendo considerada um marco para a brincadeira. Também no mesmo dia acontece a live: “Zé Alberto – o leão devorador” que será apresentada pelas redes sociais do cantador.  Já no dia 30 acontece a live solidária no Arraial solidário com o Boi de Maracanã com convidados a partir das 16h, no canal oficial da brincadeira.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias