CORONAVÍRUS

No Maranhão

1169
330768
286576
9433
INOVAÇÃO

Profissionais apostam em novos formatos de consultoria de arquitetura infantil

Readaptação profissional durante a pandemia traz inovação e expertise no atendimento de clientes e consumidores.

Divulgação

A chegada de um bebê na família gera planejamento desde sua concepção, com a montagem e organização do quarto e coisas do bebê não é diferente. Os pais aproveitam os meses de gestação para buscar opções em diferentes lojas, realizar compras presenciais e buscar profissionais que atendam as demandas que surgem nesta fase, realizando sonhos. Mas a atividade presencial precisou ser repensada devido as instruções de cuidados e segurança contra a pandemia do Covid-19.

Com os profissionais não foi diferente. Em tempos de isolamento social, fez-se necessário repensar novas formas de trabalhar à distância e adaptar ao novo formato de consumo social com os clientes e consumidores.

Este é o caso da arquiteta, Milena Estrela. A profissional que atua no segmento de eficiência de projetos de arquitetura conceitual direcionada nos explica que para um profissional da área criativa, tem sido um momento desafiador, devido a aos fatores que impactam as relações de trabalho e vivência nos lares devido ao isolamento social. “A situação forçou todos a se adaptarem aos novos estilos de trabalho e gestão de projetos on-line. E nesse período que o nosso mercado passa, sai na frente o profissional já engajado com a tecnologia, onde o home office veio apenas aprimorar esse estilo”, explica.

Divulgação

Milena Estrela afirma que atender os clientes remotamente sido realizado desde 2017, trabalho executado principalmente com projetos para clientes de outras regiões. “Não se trata apenas de dominar programas e softwares de arquitetura, mas como o profissional vem apresentando seus trabalhos virtualmente e como se comunica com o cliente de forma que ele se sinta tão importante e tão bem atendido quanto nas reuniões presenciais”, conta.

É necessário montar estratégias de atendimento para um maior alcance de novos clientes e fidelização das atividades em andamento.“Mostrar aos clientes em potencial e público em geral o quanto os projetos on-line são eficazes, desmistificando a complexidade de um trabalho arquitetônico. Faço isso dando clareza no plano de execução e tornando-o mais real possível quando aplicado no ambiente”, conta Milena Estrela. É importante que os profissionais estejam cientes de que a internet também é uma vitrine para acolher novos clientes e consumidores.

Para a coordenadora de filial, Tássia Saellen de Oliveira, que está no 7° mês de gestação, a dificuldade de encontrar profissionais capacitados no atendimento online foi um dos pontos observados. Além disso, ela explica que precisou se adaptar como consumidora a este novo momento. “Normalmente, prefiro ir até a loja física ou profissional escolher o que quero. Gosto de acompanhar de perto, então acabei precisando me readaptar e procurar novas formas de mostrar minhas ideias sobre a minha gestação, sem perder a essência do que sonhamos desde o início”, afirma.

Sobre este ponto, Milena explica que com dedicação e eficiência o resultado é o cliente totalmente satisfeito porque aprovou um projeto on-line que virou realidade. “Apesar do número reduzido de prestadores de serviços, por causa das regras de aglomeração e distanciamento, os trabalhos que eu tenho em andamento continuam sendo assistidos com agilidade, segurança e eficiência, principalmente, quando os colaboradores e fabricantes da minha lista já se encontram adaptados a essa realidade, então, tudo flui dentro do prazo”, explica.

Divulgação

Questionada sobre a procura pelos serviços, Milena Estrela afirma que houve uma redução do público mais presencial, em contrapartida, o público on-line está cada vez mais atuante e disponível na internet, principalmente nas redes sociais. “O momento que vivemos, proporciona a valorização do lar, do nosso ambiente de convivência. Mais tempo em casa nos desafia a tornar os espaços mais acolhedores, dinâmicos, atrativos para qualquer atividade, seja de trabalho ou de relaxamento”.

A arquiteta optou por aperfeiçoar a dinâmica para a nova fase, e conta que já está adaptada ao home office, um formato de trabalho realizado em sua própria residência. A profissional afirma que a organização, planejamento, orçamento e administração dos projetos on-line e o atendimento remoto ao cliente são pontos executados com maior facilidade, sem perder o tato e empatia com os clientes, uma vez que o método utilizado pelo seu trabalho vem através da pedagogia, com o intuito de estimular a capacidade sensorial infantil.

Conheça o método Montessoriano

Os ambientes montessorianos são baseados na pedagogia desenvolvida pela italiana Maria Montessori. Através da arquitetura explora e desenvolve o potencial das crianças, promovendo a liberdade, autonomia, autodisciplina e o estímulo às capacidades sensoriais através de ambientes adaptados e acessíveis. Os projetos são direcionados para crianças entre 0 a 6 anos de idade, estimulando a autonomia da criança e foca na conquista da independência.

Divulgação

Procure um profissional capacitado e reconhecido

Agora é a hora do consumidor mais do que nunca estar atento aos novos modelos de atendimento ao cliente. Pesquisar, entender a procedência do profissional, além de compreender de que forma é realizada a prestação de serviço, são pontos essenciais para uma maior conclusão de um sonho. Além disso, buscar fontes, através de sites, notícias ou até mesmo grupos relacionados ao assunto ajuda a conhecer a procedência dos serviços, evitando golpes.

Para Milena Estrela o  retorno dos clientes nesse processo on-line não poderia ser mais positivo. Ela afirma que o  feedback de cada etapa é imediato, principalmente pelo anseio de ver o espaço transformado. “Existe uma interação entre o cliente e a gente que torna tudo mais fácil e esclarecedor. Importante ressaltar, para que o trabalho flua com a agilidade necessária, é o profissional expor com clareza as possibilidades e os limites, ser sempre honesto com o cliente em todas as etapas. Por isso que acredito ter uma adesão orgânica, e ouso dizer que isso se aplica de forma geral, em todos os campos profissionais, por causa da exigência do momento”, conta.

VER COMENTÁRIOS
Entretenimento e Cultura
Esportes
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias