NA QUARENTENA

Fácil, prático e barato: como melhorar os ambientes de casa

Reorganizar o espaço é uma ótima maneira de renovar as energias do ambiente e, o melhor: não precisa de grandes reformas ou investimentos. Veja dicas!

Com mais tempo em casa, muita gente passou a observar com um novo olhar detalhes que antes não eram nem mesmo percebidos. Com essa atenção maior aos ambientes da própria casa, por exemplo, a dica é aproveitar o tempo livre diante das restrições do isolamento social para reorganizar os espaços, proporcionando mais aconchego e conforto ao lar.

A aeroviária Alice Gonçalves, antes da quarentena, tinha uma rotina de trabalho bem intensa, passava o dia todo ocupada com as atividades profissionais e só só chegava ao apartamento à noite para descansar. Com mais tempo no “apê”, não demorou muito e começou a se cansar da aparência de determinados cômodos. Então, deixou a criatividade falar mais alto.

Alice Gonçalves põe mesmo a mão na massa e renova as paredes

“Fui observando a sala e senti a necessidade de mudança. Primeiro foi o sofá, percebi que ele tinha deixado o ambiente muito pesado, por causa da cor forte (marrom). Para amenizar e quebrar um pouco a tonalidade, algumas pessoas me sugeriram usar mantas mais claras para cobrir; trocar as cortinas e investir em cores alegres nas almofadas. Decidi também pintar as paredes, estamos nesse processo, estou gostando do resultado”, comenta Alice.

A designer de interiores Heloneida Lima Cutrim ressalta a importância dessa reorganização do espaço físico, que influencia diretamente nas emoções e no bem-estar das pessoas, principalmente neste contexto de pandemia.

“Na maior parte do tempo, as pessoas estão em casa e essa organização é necessária para que haja o equilíbrio emocional, pois a reorganização de um ambiente pode facilitar ou prejudicar as nossas emoções. Uma vez que esse ambiente esteja organizado, com cada coisa em seu lugar, com menos informação visual possível, esse equilíbrio é mais eficaz. Quando você se organiza por fora, a tendência é que você se organize por dentro”, detalha a especialista.

Designer Heloneida Cutrim na sua loja de papel de parede ecológico

Passo a passo das mudanças

A designer conta que o primeiro passo é fazer um checklist do que está agradando no ambiente e daquilo que pode melhorar. Heloneida destaca alguns elementos que mais influenciam nas emoções, como a iluminação, por exemplo.

“O excesso da cor amarela pode trazer uma emoção mais depressiva. Se busca um ambiente mais calmo, a sugestão é a iluminação neutra e levemente amarela. Não precisa mudar todas luminárias. Só trocando as lâmpadas já ameniza bastante, nesse sentido. Para o escritório, ou o espaço home office da casa, pode ser a iluminação mais branca, pois ela incentiva a concentração”.

Mais criatividade, menos gastos

Apostar nas plantas para reanimar os ambientes de casa dá super certo! Na casa da designer de interiores Heloneida, cada cantinho tem um pouco de verde.

Segundo a designer Heloneida Cutrim, algumas mudanças podem ser realizadas de forma prática e barata. “Tem um leque de opções e a internet é uma ferramenta também facilitadora, podemos usar materiais alternativos, materiais recicláveis, há o serviço de delivery para produtos de decoração, ou você pode fazer algo simples, sendo um diferencial. Uma dica é usar a lata de leite, você pode transformar em um lindo jarrinho, tira a embalagem, passa uma fita, coloca uma planta, já é um detalhe na decoração, além de que as plantas humanizam o ambiente, dando mais vida aos cômodos da casa”.

A criadora de conteúdo digital Jamylle Paiva estava com tudo programado para o enxoval da filhinha caçula, que acaba de nascer. Jamylle procurou se organizar no tempo certo para cada etapa da preparação, mas aí veio a pandemia, que interferiu nos planos.

Jamylle Paiva (à época da foto, ainda grávida), com o marido e a filha mais velha: família criativa

A solução foi ser criativa e usar o que tinha ao seu alcance. “A decoração que fiz foi uma questão de necessidade, ninguém tinha ideia que a gente ía passar por tudo isso, eu deixei para resolver a decoração do quarto no tempo certo, entretanto, não tinha mais nenhuma loja aberta. Queria dar um up [repaginada] no quarto das meninas, pois só tinha a parede pintada, estava tudo por fazer. Buscava dar mais cor a esse espaço, então usei um aplicativo e vi algumas inspirações na internet, com colagem e papel contact”, detalha.

As inspirações que Jamylle teve caíram como uma luva e, como diz o ditado popular, “a entrega saiu melhor que a encomenda”. “Procurei algumas papelarias com serviço de delivery e observei as cores que combinassem com o quarto, com a decoração que eu tinha idealizado. Peguei uma tampa do tamanho que queria e a usei como molde, comecei a fazer as bolinhas com os papéis de diferentes cores e fui colando de forma aleatória na parede. O efeito ficou muito legal, gostei bastante”, orgulha-se a mamãe.

Parede do quarto das filhas de Jamylle Paiva: um mimo

3 dicas rápidas

Se a vontade de mudar algum cômodo de casa bater por aí, então guarde esta lista, com dicas bem interessantes! Veja!

Pintar os vasinhos das plantas

Mais uma forma de acrescentar cor ao ambiente sem precisar de medidas drásticas. Além de mudar as plantas em si, mudar os vasos é uma maneira simples, fácil e econômica para trazer mais vida ao cômodo.

Pendure luzinhas de Natal

Uma das febres mais populares entre os millennials (geração do milênio, da internet), o uso das luzinhas de Natal na decoração é uma das novas tendências na décor. Elas geralmente acabam ficando guardadas após as celebrações, mas podem ser usadas durante o ano todo. Além de econômicas, podem ser aplicadas de diversas formas, tanto nas paredes quanto em volta de objetos ou dentro de vasos de vidro.

Pense em como armazenar a bagunça

Nem sempre é necessário comprar móveis e estantes para organizar a bagunça da casa. Já pensou em utilizar cestos de palha? É bem mais prático do que instalar um móvel novo e ocupa muito menos espaço. Além disso, são charmosos e complementam a décor.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias