CURIOSIDADES

O que significa Stonks? Entenda a tradução e origem do meme

Meme do investidor com ideias geniais é famoso principalmente no Twitter

Reprodução

O meme Stonks vem fazendo sucesso nas redes sociais, especialmente no Twitter. Inspirado no mercado financeiro, a brincadeira vem senda usada para indicar ideias aparentemente geniais e, por vezes, fora da realidade, que gerarão ganhos financeiros, mas que podem resultar em decisões ruins. A imagem consiste em um homem de terno, com cabeça modelada em 3D, à frente de um painel azul que exibe um gráfico de crescimento em ações e investimentos, acompanhado da palavra “Stonks”.

A palavra “Stonks” deriva de “stocks” (“ações de investimento”, em inglês), escrita de forma propositalmente errada, sem possuir uma tradução literal. A imagem teve sua primeira aparição registrada em 5 de junho 2017, na página americana “Special Meme Fresh”, no Facebook. Nos meses seguintes, começou a ser publicada no YouTube, no Reddit e no Imgur, até ganhar popularidade maior, no final de 2019.

A publicação original não possui legenda ou algo que remeta à utilização do meme da forma como é interpretada atualmente, mas, até o momento, recebeu mais de 2 mil curtidas no Facebook.

De forma geral, o meme é usado em situações financeiras que têm um resultado desagradável, muitas vezes com ironia ou envolvendo situações próprias que não tiveram êxito econômico. O meme também é uma maneira bem-humorada de se referir às próprias ações de investimento, especialmente quando elas sofrem queda.

Além do Twitter, outras redes sociais também reúnem publicações da figura. No Instagram, a hashtag #stonks acumula mais de 130 mil resultados. No Facebook, dezenas de páginas voltadas exclusivamente para variações do meme estão disponíveis. De acordo com o Google Trends, plataforma que monitora os termos mais buscados na Internet, a palavra Stonks teve pico de pesquisas entre dezembro de 2019 e fevereiro deste ano.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias