Retiros espirituais de carnaval encerram hoje

Longe das folias dos bailes e das ruas, fiéis religiosos se reúnem para um momento intenso de orações, aconselhamentos e reflexões

Reprodução

Se o carnaval é a festa da carne, os retiros são festas do espírito. Neste período, milhares de religiosos vivenciam momentos de louvor e oração, que a cada ano optam por retiros espirituais oferecidos por igrejas e comunidades durante as festas carnavalescas.

Realizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de São Luís, o Rebanhão 2020 é dos mais tradicionais encontros católicos de carnaval do estado do Maranhão, que este ano traz como tema a passagem bíblica: “Não vos conformeis com este mundo”. (Rm 12,2), convidando as pessoas a serem impulsionados por uma vida nova. “O Rebanhão é um grande evento dentro da igreja católica e que eu faço questão de participar todos os anos. É importante ter esse momento de adoração, de pensar sobre a gente, e sobre o próximo, e de lembrar o sacrifício que Jesus fez por nós”, contou a professora Ana Lúcia Silva.

A programação de hoje, terça-feira, dia 25, começa às 9h com o Santo Terço, seguido do Ciclo Carismático, Pregação, show com a banda Parresia, Ciclo Carismático, Cenáculo, Adoração, e encerramento às 17h com a Santa Missa celebrada por Dom Belisário, Arcebispo de São Luís. Desde que começou no dia 23, centenas de pessoas já passaram pela Associação Cristo Rei, no Angelim, onde está sendo realizado o encontro.

Em São Luís, o Renascer, retiro de carnaval organizado pela Comunidade Católica Shalom, está sendo realizado no Colégio Upaon-Açu (Cohafuma), iniciando sua programação a partir das 8h30 e também encerra nesta terça-feira, 25.

Com o tema “Buscai as coisas do Alto.” (Col 3,7), o evento tem vasta programação para crianças, jovens e adultos, com missas, além de momentos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento e cursos com temas diferenciados para jovens, casais e adultos. “Sempre falamos que participar do Renascer é experimentar de uma alegria que nunca acaba, afinal ela não passa na quarta-feira de cinzas. É viver uma felicidade que só Jesus Cristo pode oferecer aos nossos corações. São dias especiais, com oração, com música, com pregações, com experiência de fraternidade e, sobretudo, com a graça que muda a nossa vida”, detalhou uma das organizadoras do Renascer, Mazé Freitas.

Para as crianças, a programação é diversificada com músicas, apresentações, momentos de oração e adoração de uma forma atrativa para que as elas também vivenciem uma experiência com Deus, enquanto os pais participam do retiro.

Louvai e Adorai

Também encerra nesta terça-feira, 25, o retiro de carnaval “Louvai e Adorai”, realizado pela Comunidade Católica Louvor e Adoração, que acontece no Multicenter Sebrae (Cohafuma), desde o dia 23. “É um momento de vivenciarmos o amor de Deus. Ficar um pouco reunida em reflexão, pensamentos e orações. Vivemos um período tão difícil, então é sempre bom participarmos de encontros assim”, afirmou a religiosa Maria de Fátima Santos. 

O encontro inicia às 7h30, com o Santo Terço, em seguida pregações adoração e encerra com a Santa Missa às 17h.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias