NA PASSARELA

Folclore e patrimônio em desfile hoje na Passarela do Samba

Hoje, domingo, dia 23, o primeiro dia dos desfiles das escolas de samba na Passarela do Anel Viário e O Imparcial faz um passeio pelos enredos das escolas

Reprodução

Folclore, patrimônio, cidades, bairros, personalidades históricas do estado são alguns dos temas que serão apresentados no carnaval desde ano na Passarela do Samba, nos dias 23 e 24. A Escola de Samba Unidos de Fátima será a primeira a desfilar hoje, seguida da Mocidade Independente da Ilha, Turma do Quinto, Turma da Mangueira e Favela do Samba encerrando o dia.

Anil

A Unidos de Fátima (do Bairro de Fátima) vai homenagear o bairro do Anil, com o enredo “Vila do Anil Espaço Sagrado, Onde Todo Coração e Ungido”. Na composição de Ribão D’Oludô, Jeovah França e Zé Raimundo Gonçalves, com interpretação de Ribão, a escola vai levar para a Avenida a história do bairro passando pela fábrica Rio Anil, os craques de futebol, os tradicionais festejos de São Sebastião e Nossa Senhora da Conceição, os clubes recreativos, as manifestações culturais e ainda os cines Anil e Rivoli, sem esquecer da fábrica de Ideal.

Las Vegas

A segunda escola a desfilar é a Mocidade da Ilha, que vem do bairro Cohab, querendo levar o título falando sobre Las Vegas. Segundo a organização, a água da mocidade vai sobrevoar a cidade de Las Vegas, sob o enredo “Nas Garras da Águia, a Mocidade sobrevoa Las Vegas, a cidade do Pecado”, com composição de Renato Dionísio e Nonato Silva: “No neon das cores do desfile, yes, nossa águia sobre vocês”.

Bacabal

A Turma do Quinto (Madre Deus), a terceira a desfilar, vai para a passarela do Samba com o enredo “Bacabal de azul e branco canta seu centenário de histórias e glórias”, composição de Manoel Henrique, Carlos Boni e Cecel Mix, homenageando o centenário da cidade de Bacabal.

A escola vai tentar ganhar novamente o título, após 3 anos da última conquista, em 2016, com a homenagem ao intérprete da escola, Gabriel Melônio.  Segundo a direção da escola, a intenção é mostrar a pluralidade cultural da cidade, conhecida como a Princesa do Mearim.

Maria Firmina

A Turma da Mangueira vai levar para a avenida a história da maranhense Maria Firmina, a primeira romancista negra brasileira, com o tema: “Dos Reis da Abolição a Rainha é ela: Maria Firmina, de Guimarães para o Mundo”.  A agremiação do bairro do João Paulo tem 91 anos de história e é a escola de samba mais antiga de São Luís.

A agremiação, sediada no bairro João Paulo, vai defender o enredo “Dos reis da abolição, a rainha é ela: Maria Firmina, de Guimarães para o mundo”. Essa não é a primeira vez que a escola homenageia a romancista. Segundo Itamilson Lima, presidente da escola, em 1977 a escola já reverenciava a maranhense. Desta vez a escola vai falar da importância dela para a literatura brasileira, com enredo de exaltação à romancista maranhense e que vai contar, na avenida, a vida e obra da autora do primeiro romance publicado por uma mulher negra no Brasil e primeiro romance abolicionista de autoria feminina da língua portuguesa, segundo pesquisadores.

Favela do Samba encerra  primeiro dia de desfiles

A Escola Favela do Samba, campeã do carnaval de 2019 com o enredo Sob um Brilho de um Cometa chamado “Jesiel” (homenagem ao artista da escola), encerra o primeiro dia de desfiles, com entrada programada para 2h40. Na passarela, vai desenvolver o enredo “Uma trilha… Um Caminho… Uma Estrada… Uma Metamorfose Urbana: A Rua Grande é Nossa!”, composição de Dominguinhos, Ieda Maranhão, Vilmar, Kaka e Ivan Coracinha. Com 23 títulos a escola vai mostrar o surgimento da via mais conhecida da cidade. “E quando os homens brancos aqui aportaram, essa sinuosa trilha, passou a ter início nesse largo e adentrar no interior da Ilha, não tendo um fim definido, nascendo para o mundo anos depois, num parto natural com direito a nome e sobrenome: Caminho Grande, Estrada Real, Rua Larga e muitos anos depois Rua Grande e Oswaldo Cruz… e assim, já gravado em seu mapa genético a sua essência natural para o comércio, como veio a se confirmar ao longo da sua história”, diz a sinopse.

Novidade – O desfile da segunda-feira gorda de carnaval (24) será encerrado pela escola do Desterro, Flor do Samba. Ao todo, dez agremiações concorrerão em dois dias de desfiles, ao título de campeã do carnaval 2020 da capital maranhense. A novidade nos desfiles deste ano foi decidida pela Liesma e as dez escolas de samba filiadas que, no carnaval deste ano o número de jurados vai aumentar, saindo de 27 para 36, totalizando quatro para cada um dos nove itens.

Programação de hoje

  • 18h – Tenda do Tambor
  • Tambor de Crioula Mocidade Independente (Mestre Nivô)
  • Tambor de Crioula Oriente
  • Tambor de Crioula Pai Velho

Desfile dos Blocos Organizados

  • 19h às 19h15 – Unidos do Porto Grande
  • 19h20 às 19h35 – Cobras das Estrelas
  • 19h40 às 19h55 – Beatos do Samba
  • 20h às 20h15 – Os Liberais
  • 20h20 às 20h35 – Unidos da Vila Isabel

Alegorias de Rua

  • 20h40 às 20h50 – Corso da Melhor Idade da Madre Deus
  • 20h55 às 21h05 – Tijupá

Desfile das Turmas de Samba

  • 21h10 às 21h25 – Ritmistas da Madre Deus
  • 21h30 às 21h45 – Fuzileiros da Fuzarca

Desfile das Escolas de Samba

  • 22h às 23h00 – Unidos de Fátima
  • 23h10 às 00h10 – Mocidade Independente da Ilha
  • 00h20 às 01h20 – Turma do Quinto
  • 01h30 às 02h30 – Turma de Mangueira
  • 02h40 às 03h40 – Favela do Samba
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias