CARNAVAL 2020

Carnaval “Lava-Pratos” promete agitar foliões neste sábado e domingo

Cidade balneária de São José de Ribamar realiza mais uma edição do tradicional carnaval do Lava-Pratos neste final de semana, movimentando a Região Metropolitana

Reprodução

Depois de uma temporada com muita festa em vários lugares do estado, chegou a hora do mais tradicional carnaval fora de época do Maranhão: o Lava-Pratos de São José de Ribamar, que vem com uma vasta programação a ser realizada no Parque do Folclore Terezinha Jansen e no palco do circuito Sede, na Avenida Gonçalves Dias, neste sábado (29) e domingo (1º).

Essa será a 74ª edição do evento, que é um dos mais antigos do Brasil. Segundo a organização do evento, o cantor Ávine Vinny, que se apresenta no domingo, é uma das grandes atrações da festa, que terá no sábado, a partir das 20h, os grupos Samba de Boa, Banda Energia e Diel França e Esfregue Dance. No domingo, a partir das 13h, tem DJ Inácio Mix, Grupo N’gandaya, Banda Fenix, Personalidade do Reggae e Top Vinil, Banda Filhos de Jah, Gargamel e Banda, Ávine Vinny, Bicho Terra e Andson Mendonça. Ao todo,  doze atrações confirmadas  tem a proposta de garantir a diversão do evento.

Opção para os foliões que querem esticar um pouco mais a folia, a festa completa este ano 73 edições.  Há mais de sete décadas, no primeiro final de semana após o carnaval, o Lava-pratos de Ribamar tem sido uma espécie de despedida e coroação do período momesco no estado.

Para o artista Ávine Vinny, a força para aguentar a maratona de carnaval que contou com 15 shows, veio do público. “Vamos percorrer estradas e o céu também. Há dez anos vivendo essa loucura boa, e a cada dia mais tenho a certeza de que fiz as escolhas certas. Quando me perguntam como faço para aguentar essa maratona, a resposta é simples: Vocês recarregam minha energia a cada sorriso. Obrigado por fazerem essa folia com a gente”, disse depois de ter feito shows durante o carnaval, na capital e em Vargen Grande (MA).

Esquema de segurança

Segundo a prefeitura da cidade, para o Lava-Pratos serão disponibilizados cerca de 200 policiais militares, 91 Guardas Civis Municipais e 55 seguranças privados. Corpo de Bombeiros e as equipes da saúde também estarão presentes em diversos pontos da cidade.

O Coronel Marcelo, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão, destacou a parceria com a prefeitura e a certeza de um carnaval seguro. “Nós estamos aqui cumprindo com nossa obrigação para garantir a segurança de todos”, disse o comandante.

O hospital municipal também vai funcionar em regime de emergência além é claro de ambulâncias para o atendimento, e deslocamento caso seja necessário. Campanhas educativas de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis bem como distribuição de preservativos, também serão realizados ao longo dos dois dias de evento.

Segundo a prefeitura, estão sendo esperados pelo menos 100 mil foliões no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima

Tradição em Ribamar

Segundo apontam historiadores e pesquisadores, o início de tudo foi no Carnaval da Vitória, em 1946 (em alusão ao fim da 2ª Guerra Mundial, em agosto de 1945), quando a agremiação ribamarense Batuqueiro Naval foi até à sede da Turma do Quinto, Turma de Mangueira e Águia do Samba, na terça-feira de carnaval, e de lá, as quatro desfilaram na Rua Grande. As escolas resolveram então retribuir a gentileza e começaram a peregrinação a São José de Ribamar, em função de terem se sagrado campeãs no carnaval da capital maranhense, fazendo a visita no final de semana seguinte ao término do período oficial da festa momesca, iniciando assim a tradição.

Outra corrente popular diz que a festa leva esse nome porque os garçons que trabalhavam durante o carnaval resolveram fazer o seu próprio carnaval após o feriado oficial, já que não podiam se divertir junto com os demais foliões.

“Acho que essa versão de que teriam sido garçons os iniciadores da brincadeira é de quem pensa que aconteceu por aqui a mesma coisa que ocorreu com o bloco O Bacalhau do Batata, de Olinda, Pernambuco, quando um garçom, ocupado nos três dias de carnaval, botou nas ruas daquela cidade sua brincadeira numa quarta-feira de cinzas”, comentou em publicação, o escritor e cidadão ribamarense Herbert Santos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias