CARNAVAL 2020

5 dicas de como curtir carnaval com segurança

No Carnaval uns viajam, outros curtem os blocos e há os que preferem ficar em casa. Aproveite para passar a folia com segurança. Siga as dicas de O Imparcial

Reprodução

O Carnaval está chegando e, para curtir com tranquilidade a época mais alegre do ano, alguns detalhes não podem passar despercebidos. Seja qual for o seu jeito de cair na folia, o desafio é brincar com segurança e voltar tranquilo para o lar. Hoje é necessário ter o máximo de cuidado possível em todos os lugares.

A aglomeração de pessoas em espaços limitados (ruas estreitas, salões, sambódromos, sítios, etc), somados à bebidas alcoólicas e drogas ilícitas, facilita a ocorrência de furtos, assaltos e outros atos de violência.

Por isso, O Imparcial te dá algumas orientações: Em locais onde há grande concentração de pessoas, o folião deve evitar portar joias, celulares e bolsas a tiracolo, que podem chamar a atenção de infiltrados com intenção de furtos. Além disso, ao estacionar, o público deve procurar locais permitidos, seguros e bem iluminados e nunca deixar a chave do veículo com flanelinhas.

Evite pedir ou dar informações à pessoas desconhecidas e priorize o contato com pessoas de referência, como policiais e bombeiros.

Outra recomendação é que a população evite o consumo excessivo de álcool e que obedeça à legislação de trânsito, que proíbe a condução de veículos sob o efeito da substância.

Policiamento

Segundo o governo do Estado, cerca de cinco mil policiais militares trabalharão durante os dias de carnaval para garantir a segurança na capital e também nas cidades do interior do estado que possuem tradição em realizar a festividade.

O planejamento inclui o trabalho integrado da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além do apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e também de órgãos da Prefeitura de São Luís, como a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Guarda Municipal.

O comandante-geral da Polícia Militar, Pedro Ribeiro, lembra que o planejamento de segurança inclui os vários batalhões que trabalham na região metropolitana de São Luís e que apesar do reforço nos locais de festa, não haverá prejuízo do policiamento regular nos bairros. “Estamos a postos com todas as unidades da corporação para o que for necessário”, afirmou.

Estamos a postos com todas as unidades da corporação para o que for necessário

Confira dicas para não ter problemas na folia

Se beber, não dirija!

Para quem faz consumo de bebidas alcoólicas, o principal é deixar o carro em casa.

Dá para fazer uso de aplicativos de caronas, eleger o “motorista da vez” entre os amigos ou usar o transporte público para chegar e deixar as festas em total segurança;

Próxima »1 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias