CELEBRAÇÃO

Ceprama comemora 30 anos de fundação

Fundado em 1989,o Ceprama conta com uma feira permanente de artesanato que funciona de segunda a sábado

Reprodução

Com programação especial em alusão aos 30 anos de fundação do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), nessa segunda-feira (21) será oferecida vasta programação que contará com qualificação para artesãos e guias de turismo, entrega de carteiras formais aos artesãos de São Luís e apresentações artísticas.

Na última quarta-feira (16), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) iniciou as comemorações com uma roda de conversa com guias de turismo para apresentar dados e novidades sobre a nova gestão da Ceprama e o Artesanato do Maranhão. O segundo momento da qualificação, que acontecerá na tarde da segunda, terá como tema “A importância de guias de turismo e artesãos no processo de roteirização turística”.

“Para o Sindicato de Guias, é de suma importância ter essa parceria junto à Setur, pois assim fortalecemos a classe e nos colocamos a disposição do que for preciso ao atendimento no turismo do nosso Estado”, afirmou a vice-presidente do Sindicato Estadual de Guias de Turismo do Maranhão (SINDEGTURMA), Zildenice Barros.

O artesanato é uma importante ferramenta de promoção do Maranhão e de geração de renda, que tem no Ceprama um espaço especializado para essa prática. “Nesse local, promovemos a valorização e o desenvolvimento do artesanato regional com produtos de vários municípios além de ser um cenário histórico e convidativo para maranhenses e turistas”, afirmou Catulé Júnior, secretário de Estado do Turismo.

O diretor do Ceprama, Domingos Jorge Júnior, destacou as melhorias implantadas pela nova gestão. “A Setur tem dado ênfase ao trabalho do artesanato do Ceprama para a promoção do nosso estado. As qualificações aos artesãos, a revitalização do auditório, as melhorias no sistema de refrigeração, a maior participação dos artesãos em feiras regionais e nacionais e a melhor comunicação das ações, tem causado impacto no fluxo de turistas e na comercialização do artesanato estadual”, afirma. O encerramento das comemorações fica por conta das apresentações artísticas do bloco Tremendões e Companhia Barrica.

Sobre o Ceprama

Fundado em 1989, o Ceprama conta com uma feira permanente de artesanato que funciona de segunda a sábado, das 9h às 17h30. Os visitantes podem conhecer quase 40 estandes que comercializam produtos em fibras de buriti, azulejaria, vime, fibra de tucum, chifre, especiarias, telas pintadas a óleo, rendas, madeira e cerâmica, além de bebidas regionais, vestuário e indumentárias de grupos juninos.

O Ceprama é uma instituição de divulgação do turismo e da cultura do Estado do Maranhão, e é vinculado à Setur. As visitas podem ser agendadas no endereço.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias