DIA DO FOLCLORE

Conheça alguns personagens do Folclore brasileiro

Saiba mais sobre a importância do folclore, o dia 22 de agosto foi escolhido pela celebrar internacionalmente (inclusive no Brasil) o Dia do Folclore.

Reprodução

O conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dão noção do quanto é rico o folclore do povo brasileiro. Formado pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é uma das mais diversas do mundo.

Um dos aspectos mais interessantes do folclore brasileiro, porém, são os seres sobrenaturais que povoam as lendas e as superstições da gente mais simples. O mais popular é o Saci, um negrinho de uma perna só, que usa um barreta vermelho, fuma cachimbo e adora travessuras, como apagar lampiões e fogueiras ou dar nó nas crinas dos cavalos.

Para comemorar a importância do folclore, o dia 22 de agosto foi escolhido pela celebrar internacionalmente (inclusive no Brasil) o Dia do Folclore. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada. O autor do termo foi o escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação. O significado da palavra, segundo seu criador, era “saber tradicional de um povo”.

Sabemos que o folclore, ou cultura popular, tem despertado grande interesse de pesquisadores de todo o mundo desde o século XIX. É fundamental para um país conhecer as raízes de suas tradições populares e analisá-las, assim como as de caráter erudito. Os grandes folcloristas encarregam-se de registrar contos, lendas, anedotas, músicas, danças, vestuários, comidas típicas e tudo o mais que define a cultura popular.

Próxima »1 / 10
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias