PÉROLAS DE CARNAVAL

Carnaval do Maranhão: saiba quem é o gaguinho que “ga gagueja demais”

Conversamos com Wellington Reis, compositor de uma das marchinhas de carnaval mais queridas no Maranhão. Conheça a história por trás do “gaguinho”!

Falta pouco mais de um mês para o Carnaval 2018, mas a folia antecipada já começou em São Luís! Para entrar no clima da Festa de Momo, relembramos as principais músicas carnavalescas que ditam o ritmo das brincadeiras na ilha, e contamos as histórias por trás das marchinhas que estão há décadas na boca do povo.

Eu conheço um gaguinho

Que ga gagueja demais

Quando ele fica zangado

Aí é que ga gagueja mais…

Você conhece esta música? Uma das mais queridas canções do Carnaval Maranhense, “Gaguinho” tem uma história que parece ter vindo direto de um episódio de Casos de Família. O compositor da marchinha, Wellington Reis, conta que estava num bar na Litorânea, no início de 2000, quando uma família curiosa apareceu. Entre os membros, um chamou atenção por ser gago.

Leia também:

Veja a programação do Pré-Carnaval de Todos

7 músicas para entrar no clima do Carnaval

Confira a programação do Pré-Carnaval de São Luís

Uma discussão generalizada começou, relembra Wellington. “Eu só escutei ‘tu tu não go gosta de mim como teu cu cunhado gosta'”, conta. Ele, então, em meio aos gorós, anotou a frase num guardanapo e, ao voltar para casa, colocou-o numa caixa de sapatos, onde guarda suas ideias de letras. Já na época do São João, Wellington Reis finalmente abriu o compartimento em busca de ideias para compor uma música para as festas juninas, e logo achou o papel do gago – enredo ideal para composição carnavalesca.

Wellington Reis é o compositor da música do Gaguinho

“Eu gravei a música com receio, mesmo o disco [do Vagabundos do Jegue] sendo uma série de sacanagens. Mas eu disse ‘seja o que Deus quiser e o que o povo quiser'”, conta. “Tem músicas de duplo sentido que são direcionadas, são feitas o compositor sabendo que tá sacaneando […] e nesse caso não, eu sentei, peguei o violão e ela veio”, explica o compositor da música, que contou com o arranjo de Gordo Elinaldo.

Apesar do sentimento de apreensão, no entanto, hoje a canção é lei e virou hit. Se não tem a música do Gaguinho, então a festa de Carnaval não está completa. A marchinha faz parte do repertório de inúmeras bandas da ilha, e já ultrapassa os limites territoriais do estado, sendo tocada em carnavais ao redor do Brasil.

Sobre o gaguinho, fica o questionamento: por onde anda? Será que ele sabe que uma das principais músicas carnavalescas do Maranhão é em sua homenagem? “Ga gaguinho é a sua mãe!”.

A Marchinha do Gaguinho

#TVImparcial O pré-carnaval chegou em São Luís! Você conhece a Marchinha do Gaguinho? Visitamos o compositor desse clássico da folia maranhense, que nos revelou como surgiu a música.

Posted by O Imparcial on Wednesday, January 3, 2018

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias