CULTURA MARANHENSE

Reggae do Maranhão será reconhecido como produto turístico

A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, esteve reunida, na manhã de hoje, dia 6, na sede da Secretaria, em São Luis (MA), com a Comissão Integrada do Reggae e Turismo do Maranhão. “Este encontro reforça a estratégia de realizar uma gestão descentralizada e participativa, buscando caminhos para garantir um novo posicionamento dos destinos […]

ggg

A secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, esteve reunida, na manhã de hoje, dia 6, na sede da Secretaria, em São Luis (MA), com a Comissão Integrada do Reggae e Turismo do Maranhão. “Este encontro reforça a estratégia de realizar uma gestão descentralizada e participativa, buscando caminhos para garantir um novo posicionamento dos destinos maranhenses diante do mercado turístico”, disse Delma.

Na reunião, a Comissão do Reggae e Turismo, presidida por João Fábio de Araújo, apresentou as atividades voltadas para o turismo nos últimos anos e reforçou a disposição em contribuir para o desenvolvimento do setor, garantindo que o Reggae seja mais uma ferramenta do Maranhão para atrair visitantes. “Nosso grupo é formado por membros eleitos representantes de vários segmentos da cadeia produtiva do movimento do reggae, envolvendo bandas, cantores, DJs, grupos de dança, radiolas, equipes de vinil, artesãos, gastronomia, empresários, entre outros. Nosso propósito é fortalecer os destinos maranhenses por meio desse movimento tão marcante e forte no Estado”, declarou João Fábio.
A secretária Delma apresentou aos presentes um breve panorama do posicionamento turístico atual do Maranhão e reforçou a importância do reggae como um produto formatado para turistas. Também anunciou a criação de um Plano de Promoção do Reggae do Maranhão. “Reconhecemos a força do movimento e da expressão cultural, fonte geradora de emprego e renda, e altíssimo potencial turístico”.
Ainda de acordo com a secretária, as ações incluirão desde a capacitação dos profissionais envolvidos, até ações de marketing para motivar a vinda do turista por meio do reggae. “Em uma ação conjunta com todos os atores envolvidos, vamos resgatar todo o potencial do reggae para inseri-lo novamente como produto turístico no mercado”, disse Delma.
Ficou firmado, então, que nos próximos dias, a Comissão Integrada do Reggae e Turismo irá apresentar o esboço do plano estratégico, com base nos estudos já realizados pelo grupo nos últimos anos. A partir daí, a Secretaria e a Comissão construirão o Plano de Promoção do Reggae, que definirá ações em curto, médio e longo prazo.
Reggae do Maranhão
Gênero musical com origens jamaicanas, o reggae popularizou-se no Maranhão na década de 70, por meio dos programas de rádios caribenhas que eram ouvidas no Estado. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais desde músicas folclóricas da Jamaica, além de ritmos africanos, ska e calipso. Apresenta um ritmo dançante e suave, com uma batida bem característica e contagiante. Entre os adeptos ao movimento em São Luís e outras cidade do litoral maranhense, o Reggae Root’s é o de maior preferência, pois é dançado em grupo através de coreografias ou agarradinho. Na capital São Luís, existem vários clubes de reggae e bares especializados. Os mais frequentados por turistas e visitantes ficam no Centro Histórico e na Avenida Litorânea. Nas festas de reggae, comandadas por DJs, o grande são os poderosos equipamentos de som, as radiolas, que formam imensos “paredões”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias