PONTO A PONTO

Fafá de Belém lança novo álbum aos 40 anos de carreira

Na obra, ela reúne composições de conterrâneos

ggg

Fafá de Belém não tem dúvidas. Para ela, Terruá, nome dado à pluralidade da cena musical paraense, é resultante da fusão de sonoridades originárias da Rádio Marajoara, das chereiras do mercado Ver o Peso, das mangueiras, das chuvas e de antigos cabarés de Belém, e do caribe amazônico.

“Esse amplo espectro de sons existe no Pará há muito tempo. Mas a explosão do Terruá, que inclui ritmos e gêneros como carimbó, lambada, guitarrada, eletromelody e technobrega, se deu a partir de uma política cultural desenvolvida no estado”, afirma a cantora.
A partir daí, segundo Fafá, “criou-se a possibilidade de artistas paraenses acontecerem nacionalmente”. Ela fala com propriedade, pois há 40 anos tem sido uma legítima representante da música do Pará no país e em outros continentes.
Isso se acentua em Do tamanho certo para o meu sorriso, álbum com 10 faixas em que predominam composições de autores conterrâneos, produzido pelos guitarristas Felipe e Manoel Cordeiro, que será lançado no próximo dia 25, pelo selo paulista Joia Moderna.
Ponto a Ponto/ Fafá de Belém
Carreira
“Mesmo sem lançar disco há oito anos, continuo em plena atividade, com a agenda cheia de compromissos. Tenho me apresentado no Brasil e no exterior com dois shows. Um, Fado tropical, mais intimista, de voz e piano, só com canções de Chico Buarque; e outro bem popular, acompanhada por banda, em que interpreto os hits da minha carreira”.
EPs
“Nesse intervalo, gravei dois Eps. Um deles de preces, cantando as Ave Marias, muito bem acolhido pelo público”.
Papas
“Sou a cantora dos papas. Já cantei para três deles. Em julho de 2013, cantei Nossa Senhora, de Roberto Carlos, para o Papa Francisco, em Copacabana.
Varanda
“No Círio de Nazaré, há quatro anos comando a Varanda de Nazaré, o primeiro e mais importante camarote artístico, com a presença de convidados ilustres para assistirem à procissão, precedida de uma programação que inclui show noTheatro da Paz e sarau com a participação de artistas paraenses”
Paranambucano
“Tenho feito há seis anos no carnaval de Recife o Paranambucano, encontro do frevo com os ritmos paraenses guitarrista Felipe Cordeiro, que tem a participação do guitarrista Felipe Cordeiro, do grupo de percussão e ….. e de músicos de sopro da capital pernambucana”.
Amizade
“Conheci Gaby Amarantos quando ela estava se lançado em São Paulo e fez um show no Auditório Ibirapuera. Achei a apresentação dela muito interessante. Depois por sugestão do jornalista Eduardo Logullo e do produtor Rodrigo Araújo, a levei para fazer um show na boate GLS A Lôka, e nos tornamos amigas. Por conta das nossas agendas, não nos vemos com frequência. A encontrei aí em Brasília, no Congresso Nacional, quando da votação da PEC da Música”
Manifestações
Me emocionei ao ver pela televisão as manifestações de rua há dois anos. À época, fazia shows em Portugal. Aqueles jovens estavam ali eram os herdeiros dos participantes dos comícios das Diretas, reinvindicando o que foi prometido e não cumprido nas áreas da educação, saúde e segurança. São respostas que os governantes, políticos e a sociedade civilo precisam dar ao povo brasileiro. brasileiro.
Do tamanho certo para o meu sorriso
CD de Fafá de Belém, produzido por Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro, com 10 faixas. Lançamento do selo Jóia Moderna. Preço médio R$ 25.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias