MÚSICA DO MARANHÃO

Projeto Som do Mará reúne artistas maranhenses no Rio

Projeto reunirá dez artistas maranhenses para um show no dia 12 de novembro, no espaço cultural Fundição Progresso

Som do Mará

O projeto é ousado e a atitude é louvável. Já que a música e a produção maranhense, em sua maioria, relegada ao âmbito regional tem dificuldade, por vários motivos, de chegar aos grandes centros, ela vai de encontro a eles. E a maneira encontrada foi levar essa rica produção por meio do projeto Som do Mará Rio que nesta edição, a terceira, desde que foi idealizada por Chiquinho França, se estende ao Rio de Janeiro e levará 10 artistas maranhenses para um show no dia 12 de novembro, no espaço cultural Fundição Progresso, considerada uma das maiores e melhores casas de shows da capital fluminense.

O Som do Mará no Rio de Janeiro terá a cantora Alcione como anfitriã, que além do show em palco será âncora e atração na divulgação do evento em mídia nacional. Desse show sairão um CD e DVD que servirão para divulgar nacionalmente a música local. Para a primeira etapa dessa iniciativa foram convidados os artistas Phill Veras, Mano Borges, Erasmo Dibell, César Nascimento, Flávia Bittencourt, Betto Pereira, Carlinhos Veloz, Chiquinho França, Papete e Milla Camões.
“Tínhamos 40 artistas listados e fizemos uma seleção difícil para tirarmos 10. São artistas talentosos que já estão há mais tempo na música e outros, jovens que tem presença de palco, já conquistaram um lugar e tem mostrado sua força como Phill Veras, Milla Camões, Flávia Bittencourt, que tem um currículo invejável”, comenta Chiquinho França.
O projeto, já aprovado e certificado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, objetiva divulgar e projetar a música do Maranhão, mas não se deterá a apenas o show do dia 12 de novembro. Está previsto fixar um escritório no Rio de Janeiro para dar continuidade aos interesses e trabalhos de divulgação e projeção da música maranhense para o Brasil. Com essa visão Chiquinho acredita que vai contribuir para colocar a música maranhense no mercado fonográfico brasileiro, beneficiando músicos, compositores, interpretes, produtores e demais profissionais do segmento musical, “Tem toda uma estratégia de marketing, e também de empreendedorismo cultural. É dar esse pontapé para que a produção maranhense possa andar sozinha, fazer a produção desses artistas e possibilitar que eles tenham vida própria, expandir os horizontes”, aposta.
Além do show apresentado em palco, a produção disponibilizara três camarotes estrategicamente posicionado enfrente ao palco para convidados especiais como: artistas nacionais, produtores, profissionais da imprensa em geral, gravadoras, editoras, teatrólogos, cineastas, agencias de publicidades, rádios e TVs. Após o show acontecerá uma rodada de negócio entre artistas e produtores visando interesse de perfil de ambos os lados.
O show será gravado ao vivo em CD/DVD e posteriormente encartado na revista Som do Mará que trará catalogado todo o evento apresentado para o público carioca. Este material será distribuído em bancas de revistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão. Bem como a bordo das aeronaves TAM e GOL nos trechos Rio/SLZ.
“Para quem apresentamos esse trabalho, as pessoas ficaram maravilhadas. A Alcione ficou louca… Ah, o Zé Américo é que vai fazer a produção da gravação de áudio. Tenho certeza que teremos um bom resultado. A superintendência do Sebrae-MA achou o projeto empreendedor e está estudando a forma de fazer parceria no acompanhamento da execução do projeto para juntos conseguirmos ascensão no mercado cultural e turístico do Maranhão”, afirma Chiquinho.
Artistas Som do Mará Rio
Alcione
Betto Pereira,
Chiquinho França
César Nascimento
Carlinhos Veloz
Erasmo Dibell
Flávia Bittencourt
Mano Borges
Milla Camões
Papete
Phill Veras
Cinco perguntas//Chiquinho França
Como foi o embrião desse projeto?
“Nós já fizemos duas edições. A primeiro foi o Som do Mará Chiquinho França Instrumental e a outra foi Som do Mará Neném Bragança. No carnaval deste ano o Perfeito Fortuna, criador do Circo Voador e que está à frente da Fundição Progresso, me viu e perguntou do projeto. Daí surgiu a ideia de levar para o Rio porque ele ofereceu todo o suporte para que fizéssemos lá e não vamos parar por aí. Tem o palco para os convidados especiais, o escritório que montaremos lá e a revista que será encartada nas bancas de revistas do Rio de Janeiro e São Paulo, e a bordo das aeronaves da TAM e Gol, nos voos cujos destinos sejam Rio de Janeiro e São Luís”.
Já tem outra edição prevista?
“Sim. Temos tanta certeza que vai dar certo que planejamos para São Paulo a outra edição com outros 10 artistas e tendo como anfitrião Zeca Baleiro”.
E quando começam efetivamente os trabalhos?
“Nós estamos em fase de pré-produção e de captação de recursos. Por isso aproveito para pedir o apoio de todos: artistas, produtores, empresários, fãs, imprensa, e público em geral. Sei que dará tudo certo e que Deus vai abençoar”.
Como ficou definido a questão do repertório?
“Cada artista cantará duas músicas, provavelmente uma dele, se for cantor e compositor, e outra de outro artista que estiver no elenco. Não podemos errar nessa primeira edição, então vamos tocar as músicas que deram certo aqui e que lá fora são inéditas”.
E na seleção dos artistas o que pesou?
“Tinha uma lista de 40 e tive que selecionar 10. São artistas de duas gerações e que tem presença de palco, tem um trabalho consolidado, embora tenhamos artistas jovens. Com esses conhecimentos tenho certeza que faremos a nossa música chegar longe. Com isso tenho certeza que vai valorizar a nossa música aqui também, vai elevar a autoestima do artista, fazer com que ele caminhe com as próprias pernas, sem ter que depender de um ou de outro”.
SERVIÇO
O quê? Som do Mará Rio
Quando? 12 de novembro
Onde? Fundição Progresso (RJ)
Quanto? Não informado
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias