MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA

Artistas fazem show para pedir o retorno do Circo da Cidade

O Circo Cultural Nelson Britto foi desativado em setembro de 2012 e permanece fora de atividade

GH

Artistas que trabalham em São Luís do Maranhão se reuniram no último sábado, dia 11, para iniciarem as manifestações que exigem o retorno do Circo da Cidade. A estrutura foi desmontada para a instalação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O Circo Cultural Nelson Britto tornou-se bastante popular por desenvolver, inicialmente, atividades voltadas para o público infantil e de baixa renda, mas ganhou conhecimento de grande parte da população ludovicense após receber diversas apresentações de artistas locais. Em setembro de 2012, o espaço foi desativado com a proposta de ser remontado em outro local, porém não houve a reinstalação do Circo em outro endereço. Um dos maiores pontos negativos destacado pelos artistas que protestam pela volta da espaço é a falta de um local acessível para apresentações.
A cobrança pelo retorno do Circo da Cidade já se prolonga ao longo dos três anos que o local está inativo. Músicos, produtores, organizadores de projetos sociais e outros interessados na volta do espaço movimentam reclamações e pedem pela solução do problema através da internet e de alguns atos públicos que foram desenvolvidos ao longo dos últimos anos. O mais recente deles foi realizado no últimos sábado, às 17h, exatamente no mesmo ponto onde era localizado o circo para chamar a atenção da sociedade e gestores públicos. Os artistas prometem manter uma constância nas atividades da manifestação e também pretendem aumentar a quantidade de envolvidos no ato.
Foto: Divulgação.


Divulgação

Foto do Circo Cultural Nelson Brito, o Circo da Cidade, no primeiro ano de funcionamento

“Nosso objetivo é acumular parceiros e público até o ponto de ficar grande o bastante para incomodar e para aumentar a movimentação estamos trazendo vários grupos até o mesmo local do antigo Circo da Cidade para se apresentarem ao vivo.”, relata um dos organizadores da ação coletiva, Eduardo Monteiro.

De acordo com a organização da manifestação, foi feita uma promessa que o Circo da Cidade retornaria com suas atividades em 2015, mas ainda não aconteceu e devido a isso, uma programação com várias atividades e apresentações está sendo organizada para que todos os sábados haja ações pedindo a volta do espaço para os artistas.
“O circo da cidade foi um espaço muito importante não só para os artistas de São Luís como para outros que vieram de fora para apresentações nesse mesmo local. Grandes nomes nacionais e internacionais se apresentarão nesse espaço. Para mim o circo é importante porque era um ambiente democrático, bem localizado e dedicado ao movimento artístico.”, comenta o ativista e músico, Leonardo Pato.
Foto: De Jesus.


De Jesus

Artistas planejam ações durante todos os sábados para que o Circo da Cidade seja reativado

Segundo informações da FUNC (Fundação Municipal de Cultura), o Circo da Cidade estava sendo reinstalado e a instalação da lona havia sido feita no ano passado, mas devido ao período chuvoso e ameaças de vandalismo, foi necessário o recolhimento da estrutura para a preservação do patrimônio e posterior reutilização do material. Comunicou também que os procedimentos para nova adequação do espaço está sendo feira com obras de engenharia e aquisição de material para reerguer o circo.

No próximo sábado, dia 18, os protestos contarão com o reforço do Movimento Sebo no Chão, que costuma se reunir em praças públicas do bairro do Cohatrac para apresentações artísticas. De forma itinerante, o Sebo no Chão dessa vez sairá do seu bairro de origem e ajudará nas manifestações que exigem a volta do Circo Cultural Nelson Brito.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias