2022

Cerca de 130 mil participantes vão fazer o Enem no Maranhão

Houve um aumento de 2,37% no número de inscritos no Maranhão para o Enem 2022 quando comparado à edição de 2021.

(Foto: Reprodução )

Falta pouco para o primeiro dia de provas do Enem, que acontece no domingo, dia 13 de novembro. Mesmo para quem se preparou, o momento é de ansiedade, afinal, é o trabalho de um ano inteiro que será colocado à prova.

No primeiro dia serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Você sabe tudo o que precisa para garantir a realização da prova? O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil.

O processo seletivo é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação. As provas da edição 2022 do Enem estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro.

No domingo, 13, um total de 3.396.632 participantes realizarão as provas, sendo 3.331.566 na modalidade impressa e 65.066 na digital. As duas versões serão aplicadas nos mesmos dias, além de contarem com itens iguais e o mesmo tema de redação. Já a reaplicação do Exame e o Enem PPL estão marcados para os dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

No Maranhão, são 130.942 inscritos para o Exame deste ano, um crescimento de 2,37% no número de inscritos quando comparado à edição de 2021, que teve 127.900 candidatos.

No primeiro dia de Enem, os portões serão abertos às 12h, com fechamento às 13h e as provas terão início às 13h30, com término às 19h. Já no segundo dia (20), a aplicação da prova será iniciada no mesmo horário, mas será finalizada às 18h30.

Com apenas 16 anos, a estudante Ana Graziela Santos vai fazer o exame pela primeira vez. Ela diz que quer saber como é, para quando fizer para valer, não sentir tanto a pressão. “É o seu futuro que está ali, né? Então, se realmente a gente quiser ser uma boa profissional, a gente precisa se dedicar desde o início ao curso que a gente escolheu”, disse.

Marcos José Passos vai tentar o exame pela segunda vez. “No ano passado eu realmente não tinha me preparado, mas este ano, além das aulas no cursinho, eu estudo em casa, então acho que estou bem para fazer uma boa prova”, disse.

No segundo dia de provas os participantes realizarão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. Serão 45 questões em cada área do conhecimento. No caso do Enem Digital, a redação seguirá os mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel, redigida em formato impresso.

Novidades Enem 2022

Pela primeira vez, o Inep aceitou o pagamento da taxa por meio de PIX e cartão de crédito, além do tradicional boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU cobrança).

Dentre as novidades, o Inep incluiu ainda os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas.

O participante que não puder apresentar a via original de documento oficial de identificação com foto nos dias de aplicação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame; e submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.

Itens obrigatórios para levar

  • Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
  • Documento de identificação válido, físico ou digital;
  • Máscaras de proteção contra a covid-19, exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar;

O que pode eliminar o candidato?

Ao ingressar na sala de provas, portar e deixar de colocar no envelope entregue pelo aplicador, qualquer um dos itens abaixo:

  • Declaração de Comparecimento impressa;
  • Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
  • Livros, manuais, impressos, anotações;
  • Protetor auricular;
  • Relógio de qualquer tipo;
  • Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
  • Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
  • Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova;
  • Proibido portar bebidas alcoólicas e usar drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco, no local de provas.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias