GESTÃO

Confira como fazer um bom planejamento financeiro

Isso é fundamental para o desenvolvimento organizacional, já que financia e sustenta o crescimento

Reprodução

Um planejamento financeiro efetivo é aquele que considera os objetivos do negócio, a disponibilidade de recursos e as melhores ações para ter o máximo de aproveitamento. Ele diz respeito, portanto, ao uso correto do dinheiro, favorecendo o empreendimento.

Isso é fundamental para o desenvolvimento organizacional, já que financia e sustenta o crescimento, além de aumentar as chances de obter maior competitividade.

Por causa disso, reconhecer as características de uma gestão financeira empresarial de qualidade faz toda a diferença. A seguir, veja quais são os pontos mais importantes desse elemento e entenda por que cada um dele faz parte do processo.

Reconhecimento da situação atual
Qualquer ação da gestão financeira empresarial tem que considerar um ponto relevante: a situação atual do negócio. Somente ao entender as condições presentes que a gestão conseguirá definir quais são os objetivos e os interesses para o futuro.

Se ela está sofrendo com a queda das vendas atualmente, por exemplo, o plano financeiro de uma empresa tem que considerar essa questão. Com isso, as ações serão voltadas, no curto prazo, para reverter o quadro.

Já se os resultados se mostram vantajosos, então é necessário dar preferência para usar os recursos de modo a sustentar o crescimento e a diferenciação.

A partir do reconhecimento, é possível compreender quais são as questões que merecem maior atenção e quais objetivos devem ser traçados.

Elaboração de orçamento
O uso correto do dinheiro é fundamental para que o planejamento seja cumprido, dentro do possível. Para tanto, é relevante fazer a elaboração de um orçamento. A ideia é construir um mapa, o qual ficará responsável por orientar qual deve ser o destino dos recursos, em diferentes situações.

Esse orçamento pode seguir vários métodos, mas ele se baseia em uma premissa básica: distribuir o dinheiro em áreas de acordo com a necessidade, com os interesses e com os objetivos selecionados a partir do reconhecimento de situação.

Essa é uma característica de um bom plano financeiro de uma empresa porque ajuda a orientar as ações.

Presença do fluxo de caixa
Uma das principais características na gestão financeira é o uso do fluxo de caixa. Ele auxilia a controlar todas as movimentações de dinheiro do empreendimento, com muita visibilidade e segurança.

Nele, ficam registradas as entradas e saídas de dinheiro e ele ainda pode ser usado de forma projetada. Assim, é possível ter uma boa ideia de como acontece o ciclo financeiro do empreendimento. Entendendo a relação entre os prazos de pagamento e recebimento, há melhor controle.

Além disso, ele é importante para um bom planejamento financeiro porque garante que haja um fechamento de caixa adequado. Assim, é possível ter visibilidade completa e, ainda, garantir que os resultados estejam de acordo com o esperado.

Prever os cenários é importante para evitar sustos

PARA QUE A GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL NÃO SAIA PREJUDICADA, É INDISPENSÁVEL QUE HAJA UMA PREPARAÇÃO 

No mundo dos empreendimentos, nem tudo sai conforme o esperado. Pode acontecer de os resultados serem piores ou melhores do que o que foi inicialmente previsto, gerando a necessidade de atuação e de adaptação dos planos.

Para que a gestão financeira empresarial não saia prejudicada, é indispensável que haja uma preparação para as diversas condições que podem surgir.

Portanto, o melhor é fazer uma boa previsão de cenários diferentes. A ideia é avaliar o que deve ser feito, financeiramente falando, em um cenário otimista, em um pessimista e em um que siga as projeções.

A relevância desta característica é que ela deixa o planejamento muito robusto, pois ele se adapta às variadas condições que o cenário pode assumir. Assim, não é necessário refazer todo o plano e o orçamento a cada vez que a situação sofrer uma grande mudança.

Acompanhamento dos resultados
Outra entre as principais características na gestão financeira é a ocorrência do acompanhamento de resultados. Não adianta apenas planejar o que fazer, é preciso executar corretamente e acompanhar os efeitos de cada ação.

É com a definição de métricas e indicadores financeiros, por exemplo, que é possível saber como anda a efetividade de uso dos recursos e quais ações vem dando certo. Além disso, eles ajudam a antecipar problemas e a identificar oportunidades previamente.

Com uma boa análise, é possível tirar conclusões realmente relevantes e que auxiliam a tomar decisões. Com isso, o acompanhamento de resultados é capaz de deixar a gestão cada vez melhor e alinhada com o que é esperado.

Utilização de tecnologia
Um planejamento financeiro não precisa ser totalmente automatizado, mas um bom elemento do tipo conta com a ajuda da tecnologia. Um programa para fazer fluxo de caixa é um bom exemplo de uso tecnológico no plano financeiro de uma empresa.

Isso porque o uso desses recursos diminui as chances de haver erros. Com dados mais confiáveis, pode-se ter certeza sobre o uso de informações, o que ajuda a seguir por um caminho melhor e que leva aos objetivos.

Além de tudo, a tecnologia diminui o tempo necessário para executar tarefas, otimizando o processo. Portanto, é possível usar planilhas, softwares ou o que mais fizer sentido para essa abordagem, desde que elas contribuam para esse procedimento.

Capacitação dos colaboradores
Todos esses passos são absolutamente indispensáveis para que o planejamento financeiro seja elaborado de forma adequada. Porém, há um fator que ainda não foi considerado: a atuação humana.

Por mais tecnologia que haja, as decisões ainda são tomadas de acordo com as análises dos gestores e responsáveis pela parte das finanças. Portanto, é indispensável contar com bons níveis de capacitação de quem cuida dessa questão.

Por meio de treinamentos, atualizações e novos conhecimentos, é viável garantir que tudo seja executado conforme o esperado, além de aproveitar os recursos ao máximo. Unindo a capacidade técnica à elaboração e à execução adequada, o empreendimento sai favorecido e muito mais robusto.

Ter uma gestão financeira empresarial de qualidade requer antecipação, execução e mensuração. Além de tudo, o uso de tecnologia e de capital humano capacitado são fatores que ajudam a formar um bom planejamento financeiro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias