CORONAVÍRUS

No Maranhão

6360
99830
78984
2501

Eleição sem saco e com urna

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, cuja eleição e posse se dará hoje, não precisa mais se preocupar com urna de saco nas eleições de 2016. Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que haverá dinheiro suficiente para garantir a votação com urnas eletrônicas. O mesmo TSE havia anunciado que poderia […]

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, cuja eleição e posse se dará hoje, não precisa mais se preocupar com urna de saco nas eleições de 2016. Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que haverá dinheiro suficiente para garantir a votação com urnas eletrônicas. O mesmo TSE havia anunciado que poderia retroagir no tempo para as velhas e desmoralizadas urnas de saco, em razão de contingenciamentos de R$ 1,44 bilhão dos recursos do Judiciário, afetando os da Justiça Eleitoral.

Olhos arregalados
Em 2016, será eleito um poderoso exército de 56,8 mil vereadores no Brasil e 5.565 prefeitos, dos quais 217, no Maranhão. A partir de agora, quando os partidos já se mobilizam em convenções para definir os prováveis candidatos a prefeito e a vereador, a população deve ficar de olhos arregalados sobre o que se passa nas agremiações políticas. Principalmente na legião de pré-candidatos que já se movimentam na preparação da busca do voto.

Cuidado com os ficha-suja
Existem estudos acadêmicos que definem o perfil do vereador, com destaque para os do Maranhão, eleitos em 2012. O conjunto não é nenhuma peça valorosa. É por isso que a população deve acompanhar tudo o que ocorre no trabalho legislativo dos prefeitos e vereadores. Os resultados são indubitavelmente frustrantes ou mesmo de arrependimento. Para evitar que tais sentimentos voltem após a posse dos eleitos em 2016, é que o cidadão deve se municiar de todas as informações possíveis sobre o que cada um fez de bom e de ruim em seu nome, no exercício do mandato.

O legislador
É fundamental, portanto, que se conheça, desde logo, o papel do legislador municipal. Afinal, ele é um dos agentes políticos mais próximos da população e que, portanto, deveria estar devidamente informado de suas necessidades e ser o agente imediato dessas demandas. Em 2012, foram eleitos 2.371 vereadores no Maranhão, cujo número não sofreu mais alteração, com base no crescimento da população. O estado concentra 3,90% dos municípios do país e 4,13% do número total de vereadores. E muitos já mostram as suas intenções sobre o voto do eleitor no próximo ano.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Notícia Boa
Checamos
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias