PREVENÇÃO

Passeio de bicicleta conscientiza sobre o combate à violência contra a mulher

Os ciclistas saíram da sede do Tribunal de Justiça do Maranhão em direção ao espigão da Prainha do Bonfim.

A primeira edição do projeto foi realizada nos bairros Cidade Operária e Bairro de Fátima, em fevereiro de 2020, mas foram suspensos com a pandemia e retomados este ano. (Foto: Divulgação)

Homens, mulheres e crianças praticantes do ciclismo percorreram 26km na manhã do último domingo, durante o “I Passeio Ciclístico de Combate à Violência Contra a Mulher”, que marcou a relançamento do Projeto “Não morra, Maria da Penha”, pela 2ª Vara da Mulher, na área do Itaqui-Bacanga, um dos pontos que concentram grande parte das ocorrências em São Luís (MA).

Os ciclistas saíram da sede do Tribunal de Justiça do Maranhão, na Praça Pedro II, no Centro Histórico da capital, em direção ao espigão da Prainha do Bonfim, no Itaqui-Bacanga, final do passeio, acompanhados por carros de som. Cada participante doou 2kg de alimentos não perecíveis, destinados à Casa da Mulher Brasileira. 

O passeio foi promovido pela 2ª Vara da Mulher e parceiros institucionais para chamar a atenção sobre o projeto “Não Morra, Maria da Penha” e sensibilizar a comunidade para o enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres, fortalecer o trabalho da Rede de Proteção à Mulher, e prestar apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.  

“Esse passeio é uma forma de dar visibilidade ao trabalho (da Rede de Proteção à Mulher) no enfrentamento à violência contra as mulheres. O Tribunal de Justiça, por meio da 2ª Vara da Mulher, vem se empenhando em promover ações articuladas com os demais poderes, Executivo e Legislativo, e toda a sociedade nesse sentido de promover a prevenção, ou seja, a sensibilização da comunidade para a importante função que é unir forças no enfrentamento à violência contra a mulher”, declarou a juíza da 2ª Vara, Lúcia Heluy, durante a concentração na praça Pedro II.

A primeira edição do projeto foi realizada nos bairros Cidade Operária e Bairro de Fátima, em fevereiro de 2020, mas foram suspensos com a pandemia e retomados este ano.

O passeio foi promovido pela 2ª Vara da Mulher e parceiros institucionais para chamar a atenção sobre o projeto “Não Morra, Maria da Penha”. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Dia Internacional da Mulher

A ação integra a programação comemorativa à passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março), realizada em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher (CEMULHER) do Tribunal de Justiça (TJMA), Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA), Casa da Mulher Brasileira.

Estão na parceria ainda o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de São Luís, Ministério Público, Defensoria Pública, Comissão da Mulher Advogada (OAB-MA), Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), grupos de praticantes do ciclismo e empresas Vale, Ricco Alimentos, Mar Doce, Teck Peças e SportiX. 

“É muito importante que a gente reforce ações de prevenção à violência contra as mulheres, com o objetivo de conscientizar que existem serviços, como a 2ª Vara da Mulher, a Casa da Mulher Brasileira, a Patrulha Maria da Penha e inúmeros órgãos que funcionam para o atendimento às mulheres em situação de violência”, disse a diretora da Casa da Mulher, Susan Lucena, uma das participantes.

O passeio foi acompanhado por equipes do Departamento de Segurança Institucional do TJMA, da Secretaria Municipal de Trânsito (SMTT), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e atendimento médico de emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

O percurso foi liderado pelo grupo de pedal feminino Time Penélope Charmosa. “Estamos muito felizes em participar deste evento, o primeiro passeio ciclístico contra a violência doméstica. É de grande importância uma representatividade feminina à frente de um pedal como esse, para demonstrar que lugar de mulher é em qualquer lugar”, disse Hallana Soares, coordenadora do time.

Seminário do Projeto “Não Morra, Maria da Penha”

As atividades da programação comemorativa do Dia da Mulher seguem nesta segunda-feira, 21, a partir das 14h, com o Seminário do Projeto “Não Morra, Maria da Penha”, no Auditório do COLUN/UFMA. 

A juíza Lúcia Heluy, titular da 2ª Vara da Mulher, mediará a palestra com a promotora de Justiça Selma Regina Martins, que falará sobre o tema “Violência Doméstica: como reconhecer e prevenir” e a assistente social Luana de Barros, doutora em políticas públicas, que abordará o tema “Violência Psicológica: como identificar e combater”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias