CHUVAS

66 áreas de risco foram identificadas em São Luís

Na última segunda-feira (15), a Defesa Civil compareceu ao bairro Alemanha, logo após o deslizamento de parte de uma barreira.

Foto: Divulgação/Defesa civil

Foram identificadas 66 áreas de risco mapeadas no Plano de Contingência 2021, da Prefeitura de São Luís. A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) reforçou as ações de prevenção em bairros da capital.

Na última segunda-feira (15), a Defesa Civil de São Luís compareceu, nas primeiras horas, ao bairro Alemanha, logo após o deslizamento de parte de uma barreira. Imediatamente, os agentes tomaram algumas providências, no sentido de minimizar os impactos decorrentes do problema. Os moradores foram alertados sobre os cuidados a serem tomados, sobretudo quando acontecem as tempestades, intensas e prolongadas, sendo acompanhadas de trovões e relâmpagos.

“Importante dizer que nós temos acompanhado, sempre, essas áreas de risco, inclusive, antes do início das chuvas. Nós fizemos o mapeamento completo. E a gente já sabe quais são os locais onde acontecem os problemas com maior frequência. Também fazemos visitas constantes nessas localidades e entramos em contato direto com as comunidades”, explicou o superintendente da Defesa Civil de São Luís, Alexssandro Nogueira.

Além de intervenções em áreas com deslizamentos de barreiras, a Defesa Civil municipal realiza ainda um mapeamento dos pontos de alagamentos em São Luís, em um trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Precauções 

O superintendente Alexssandro Nogueira elencou algumas orientações aos moradores, para que estes não corram perigos.

“Quando há saturação do terreno, há desprendimento da encosta. Então, pedimos que o morador fique atento aos deslocamentos desses locais. Se há postes ou árvores, é sempre bom observar se estão inclinando. Caso sim, são sinais de que há movimentação no solo por conta das chuvas. Partindo desse princípio, quando esses indícios se manifestam, a recomendação é que as famílias nos procurem, para que possamos fazer a avaliação técnica”, pontuou o superintendente. 

A Defesa Civil do Município funciona durante 24 horas. Quem precisar pode entrar em contato com o órgão por meio do telefone 3212-8474.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias