MARANHÃO

Parlamentares visitam Alcântara para conhecer o Programa de Desenvolvimento do Centro Espacial

Parlamentares visitam Alcântara para conhecer o Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara

Reprodução

Em conjunto com a Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro – FPMPEB, uma comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a colaboração da Agência Espacial Brasileira (AEB), conduziu parlamentares ao município de Alcântara, para apresentar o Plano de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), previsto no Decreto nº 10.458, de 13 agosto de 2020.

O PDI-CEA é a segunda fase, após a ratificação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, aprovado em novembro de 2019 no Congresso Nacional, para que sejam trabalhados os planos de negócios e de desenvolvimento regional.

O objetivo da visita técnica foi levar deputados e autoridades para verem o que tem sido feito efetivamente de forma integrada no âmbito do desenvolvimento urbano, turismo e melhoria de condições de vida.

A visita técnica começou nas dependências do centro de lançamento, e terminou com uma caminhada pelo Centro Histórico de Alcântara, com uma visita à comunidade do Cajueiro. “A comitiva, liderada pelo ministro Astronauta Marcos Pontes, procurou verificar o status do que se tem no CEA e na região, além de ouvir demandas das comunidades locais, de forma que possamos aprimorar nossos trabalhos e o mais rapidamente possível passar às ações com o apoio dos representantes do Congresso Nacional”, explicou o presidente da AEB, Carlos Moura.

Além do ministro Marcos Pontes, e o presidente da AEB, Carlos Moura, estiveram presentes o presidente da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro (FPMPEB), o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), do secretário de Cultura, Mário Frias, e do diretor de Governança do Setor Espacial (DGSE/AEB), Cristiano Trein.

Trein afirma que a visita se agrega a outras incursões já feitas na região. O objetivo desse esforço é ampliar a articulação com a institucionalidade pública, com vistas à implementação do PDI-CEA, de maneira a fomentar a competividade do CEA e resultar em benefícios socioeconômicos para todo o seu entorno.

O PDI-CEA

O Plano de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA) compreende uma série de iniciativas, com a participação de diversões órgãos públicos, para melhorar a infraestrutura de Alcântara por meio de projetos e sinergias. O objetivo é transformar o CEA em uma base de lançamento competitiva internacionalmente.

O Decreto nº 10.458, de 13 de agosto de 2020, instituiu a Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara. O grupo é responsável por elaborar e monitorar a implementação do programa de desenvolvimento integrado do local, com o objetivo de desenvolver a infraestrutura da região, bem como criar modelos de negócios que incentivem as atividades espaciais.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias