SUSTENTABILIDADE

Casal transforma pneus em objetos sustentáveis

O casal maranhense Celso Costa Nascimento e Milca Amarante estão se destacando ao transformar pneus em objetos artesanais impressionantes

Reprodução

Respeitar a natureza é uma virtude. Quem se comporta dessa forma consegue dormir com a consciência limpa, pois sabe que não se esconde em mecanismos de defesa utilizados como justificativas para os próprios fracassos emocionais. A conduta aceitável pela civilização, no sentido de preservar o ecossistema, tem impactos diretos na sustentabilidade, caracterizado pelo uso racional dos recursos naturais, a fim de promover o equilíbrio ambiental. Dentro dessa temática, o casal maranhense Celso Costa Nascimento e Milca Amarante estão se destacando ao transformar pneus em objetos artesanais impressionantes.

Celso Costa comentou que já trabalhava no ramo, mas no artesanato rústico, que se caracteriza pelo reaproveitamento de restos de galhos de árvores e madeiras jogadas fora por moradores para a produção de peças, ainda dentro do conceito de Desenvolvimento Sustentável (DS), que aborda questões como controle da poluição, gestão ambiental, responsabilidade social, ecologia industrial, investimentos éticos, economia verde e ecodesign. Então, há 5 anos, surgiu a oportunidade da realização de um curso rápido de reciclagem de pneus, que já fascinava o artesão.

Pneus reciclados podem dar lucro

O curso, como Celso Costa explicou, foi promovido pelo projeto “Ecodesign”, sendo que ele se matriculou juntamente com sua companheira.

“Agregamos o pneu ao nosso trabalho e deu muito certo. É uma atividade muito gratificante, porque é reciclagem. Como minha esposa sempre fala: ‘do lixo para o luxo direto para sua casa’. A loja já era um sonho meu e dela. Está tudo indo muito bem, graças a Deus.  Recebemos muitas encomendas. Isso é ótimo, porque mostra que nosso artesanato é valorizado. É a nossa forma de sobreviver. É o que gostamos de fazer”, comentou o entrevistado, que nasceu em São Luís.

O trabalho com pneus é elogiado não apenas pelos clientes, como também por vários grupos sociais. O Comitê Gestor da Praça das Árvores, por exemplo, sempre convida o casal para participar dos eventos registrados na área do Cohatrac e adjacências, na capital maranhense. Realmente, os produtos que Celso e Milca fazem são surpreendentes.

Mestres do artesanato

A dedicação ao artesanato os transformou de alunos em professores. Hoje, Celso e Milca dão instruções sobre reciclagem. E frequentemente escolas e entidades os convidam para realizarem oficinas e contarem um pouco sobre suas experiências no ramo. Recentemente, inclusive, ambos participaram de um evento sustentável na Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, na capital maranhense.  Os números para contato são os seguintes: (98) 98849-1939/98108-2215/981263856.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias