CORONAVÍRUS

Saiba onde estão sendo atendidos casos suspeitos e confirmados no Maranhão

Unidades de saúde da região metropolitana de São Luís estão atendendo os casos suspeitos e confirmados

Reprodução

Com o fluxo de atendimento grande em pessoas com sintomas da COVID-19, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) indica quais as unidades de saúde da região metropolitana de São Luís estão atendendo os casos suspeitos e confirmados.

As UPAs Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Vinhais receberão qualquer pessoa que apresente sinal gripal por mais de uma semana. Nessas unidades, os indivíduos serão submetidos ao primeiro atendimento e, em seguida, à triagem em estruturas montadas na parte externa, para que seja dado diagnóstico de quadro leve, moderado ou grave.

Os casos considerados leves são aqueles em que os pacientes apresentam sinais e sintomas de gripe comum, coriza e mal-estar. Os enquadrados neste grupo deverão receber alta e serão encaminhados ao isolamento domiciliar com monitoramento constante de técnicos da SES.

Já os identificados como moderado são os apresentam coriza, tosse seca, febre de 38º ou mais e que esteja persistente, além de desconforto respiratório. Estes, deverão ser encaminhados para a enfermaria das unidades médicas e hospitalares de referência para o coronavírus na capital, que são: Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital das Clínicas Integradas (HCI), Hospital da Mulher (HM) e Hospital Universitário (HUUFMA). Em casos excepcionais, a enfermaria do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) também poderá ser utilizada.

Os classificados com quadro grave são aquelas pessoas que estiverem com tosse intensa, febre alta e falta de ar. Estes, deverão ser imediatamente transferidos para unidades de tratamento intensivo (UTI) do HCM, HCI, Hospital da Mulher, HUUFMA ou HTO.

Como será realizado o atendimento de acordo com a gravidade do caso:

Casos leves:

  • Pacientes terão alta e devem receber orientações para ficarem em isolamento domiciliar

Casos moderados:

  • Hospital Carlos Macieira
  • Hospital das Clínicas Integradas
  • Hospital da Mulher
  • Hospital Universitário Presidente Dutra
  • Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO)

Casos graves:

  • UTI do Hospital Carlos Macieira
  • Hospital das Clínicas Integradas
  • Hospital da Mulher
  • Hospital Universitário Presidente Dutra
  • Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO)

Portaria sobre velórios

Entre as determinações de segurança foi apresentada a Portaria nº 202, que orienta sobre velório e sepultamento para casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Para evitar riscos de contaminação, os velórios devem acontecer em local aberto e não residencial. No momento do enterro, o número será limitado a 10 pessoas presentes e o caixão deverá estar lacrado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias