FÉ E DEVOÇÃO

Católicos celebram festa de Nossa Senhora da Conceição em São Luís

Missas solenes e procissões marcam o encerramento do festejo à santa no dia 8 de dezembro

Reprodução

O encerramento do Festejo de Nossa Senhora da Conceição, do santuário do Monte Castelo, é neste domingo (8). Depois do novenário preparatório para o encerramento do festejo de Nossa Senhora da Conceição, fiéis, devotos e comunidade em geral, aguardam o ápice das homenagens à santa, com missa solene na Praça Maria Aragão, às 17h,  presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, com a participação de padres de várias paróquias.

Na capital, várias paróquias, igrejas e comunidades iniciaram suas homenagens à santa ainda no mês de novembro. No Monte Castelo o tradicional festejo que já acontece há 215 anos, deve reunir 120 mil pessoas na missa solene e procissão, que sai da Praça Maria em direção ao santuário. Em 2018, cerca de 100 mil pessoas participaram da missa solene do Festejo da Conceição.

Com o tema A minha alma glorifica ao Senhor, retirado do trecho bíblico do evangelho de Lucas, capítulo um, versículo quarenta e seis, traz a reflexão de que a igreja, sobretudo, está em cada cristão e que todos são convidados a aprender com Maria, maior exemplo de devoção e servir para os católicos, como edificar a casa interior, ou seja, o seu lado espiritual. Neste ano, a temática do Festejo é voltada a preparação espiritual para que se possa receber Nossa Senhora da Conceição, a Mãe do Nosso Salvador.

Desde o dia 8 de novembro várias atividades foram realizadas, como a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição que percorreu diversas instituições, hospitais, escolas e paróquias na ilha de São Luís. Segundo a organização do festejo, “foi marcante o envolvimento da comunidade. Crianças, jovens, adultos e idosos, das pastorais, movimentos e comunidades, passaram meses ensaiando coreografias e preparando a liturgia das missas que foram marcadas por apresentações teatrais e de dança”.

20 anos de evangelização  

 A Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Ipem Angelim – Paróquia Santa Paulina) celebra neste ano de 2019 duas décadas de evangelização. O festejo na localidade acontece desde o dia 29 com celebrações diárias, terço e missa, seguida de largo. “No ano de 1999 escolhemos a Imaculada Conceição como padroeira da nossa Comunidade e realizamos nosso primeiro festejo. Rogamos a Nossa Senhora da Imaculada Conceição as bênçãos sobre esta comunidade para que seja intercessora de bênçãos e graças aos nossos fiéis”, pediu Luzimar Lisboa, coordenadora da Comunidade.

O tema deste ano é 20 anos evangelizando com a Imaculada Conceição. Segundo a coordenação, o diferencial do festejo deste ano é a celebração dos 20 anos de evangelização. O encerramento começa às 6h com alvorada e às 8h30 acontece a missa. Às 17h tem a procissão, seguida de Missa Solene e Coroação de Nossa Senhora.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias