SAÚDE

Governo do estado expande Policlínicas Regionais

Secretaria de Estado de Saúde expandiu o novo modelo de atendimento das Policlínicas para unidades da gestão de Paulino Neves, Lago dos Rodrigues e Barra do Corda

Reprodução

Além de implantar nove grandes hospitais em Chapadinha, Imperatriz, Caxias, Balsas, Bacabal, Pinheiro, Santa Inês, Colinas (maternidade) e São Luís (Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão), o Governo do Maranhão se prepara para avançar com as Policlínicas Regionais de Saúde, como o modelo de atendimento ambulatorial adotado no município de Matões do Norte.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), desde 1º de novembro, expandiu o novo modelo de atendimento das Policlínicas para as unidades da gestão estadual de Paulino Neves, Lago dos Rodrigues e Barra do Corda.

Para receber assistência ambulatorial na Policlínica, o paciente deverá ser referenciado por unidade de saúde do município ou do estado. O Maranhão implantou, até o momento, quatro policlínicas na rede estadual da saúde.

 “Todas essas iniciativas reafirmam o compromisso da gestão estadual em oferecer condições melhores de saúde à população maranhense. E assim, expandimos os serviços de forma planejada e de acordo com as necessidades de cada região, sempre dialogando com as gestões municipais, reorganizando as Redes de Atenção à Saúde”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula.

Com relação à assistência em saúde na Policlínica de Paulino Neves, a gestão estadual fará atendimento ambulatorial em seis especialidades: cardiologia, clínico geral, ginecologia,pediatria, cirurgia geral e ortopedia. A unidade executará serviço de diagnóstico por imagem como raio-X e exames laboratoriais.

Lago dos Rodrigues
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Lago dos Rodrigues possui cerca de 7.794 habitantes. Esta população também será beneficiada com a Policlínica de Lago dos Rodrigues.  O atendimento conta com sete especialidades: cardiologia, clínico geral, ginecologia, pediatria, cirurgia geral, ortopedia e endocrinologia; e serviços de diagnóstico por imagem como ultrassonografia e exames laboratoriais.

Barra do Corda
A Policlínica de Barra do Corda garantirá, por meio do trabalho da Secretaria de Estado de Saúde (SES), assistência a uma população estimada em 88.212 pessoas. A Policlínica reúne atendimento nas especialidades ambulatoriais de cardiologia, clínico geral, ginecologia, pediatria, cirurgia geral, ortopedia, neurologia, além de exames de raio-X, ultrassonografia, endoscopia e exames laboratoriais.

Matões do Norte
A Policlínica de Matões do Norte iniciou o atendimento no dia 8 de julho de 2019. Os usuários contam com atendimento ambulatorial em cardiologia, clínico geral, ginecologia, pediatria, cirurgia geral, ortopedia e endocrinologia, assim como exames de raio-X, ultrassonografia, endoscopia e exames laboratoriais. Entre os meses de julho e agosto, a Policlínica registrou 12.605 procedimentos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias