TURISMO

Sarau Histórico será realizado na Praça Deodoro

O tema da noite será o “Panteon Maranhense” e prestará uma homenagem aos nomes da história representados pelos bustos que fazem parte da Praça do Panteon e que contribuíram com a literatura e cultura maranhense

Sarau Histório, que habitualmente é realizado na Praça Benedito Leite, acontecerá no Complexo Deodoro (Foto: A.Beata)

O Complexo Deodoro será palco do tradicional Sarau Histórico nesta sexta-feira (18), às 19h. O evento busca resgatar a história de uma região que representou e representa muito da vida social e econômica da população de São Luís, através da representação de personalidades que influenciaram a literatura e a cultura maranhense. A iniciativa da Prefeitura da capital.

O tema da noite será o “Panteon Maranhense” e prestará uma homenagem aos nomes da história representados pelos bustos que fazem parte da Praça do Panteon e que contribuíram com a literatura e cultura maranhense.

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, disse que o público vai interagir com atores vestidos com roupas de época. “Sexta-feira teremos um grande espetáculo, com música, poesia e teatro. Será um momento especial para fazer o resgate do passado, onde também eram realizados saraus, principalmente no período colonial. O que é muito bom, pois se faz um serviço importante para a população que é fazer com que as pessoas conheçam e valorizem a história da nossa cidade, que é Patrimônio da Humanidade. Isso cria um sentimento de pertencimento”, disse.

Complexo Deodoro

A restauração Praça Deodoro e as primeiras quatro quadras da Rua Grande foram entregues no final de dezembro. As obras custaram mais de R$ 20 milhões do Governo Federal, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e foram executadas em parceria com a Prefeitura Municipal de São Luís durante quase um ano.

Toda a fiação do primeiro trecho entregue da Rua Grande foi embutida, e as praças ganharam nova perspectiva de dimensão. Segundo a prefeitura, “o projeto executado contou com soluções urbanísticas e arquitetônicas que resgatam a importância histórica do local, antes conhecido como Campo de Ourique, e a vista privilegiada da Biblioteca Benedito Leite”. As praças e alamedas estão integradas, com espaços acessíveis e sem obstáculos, como se formassem uma só.

Os famosos bustos de grandes personalidades das artes e letras do Maranhão retornaram a Praça Panteon, em frente à Biblioteca Benedito Leite, depois de ficarem 11 anos armazenados no Museu Histórico e Artístico do Maranhã.

Desde 1998, eles são uma homenagem póstuma oficial e permanente a Clodoaldo Cardoso, Gomes de Sousa, Henriques Leal, Arthur Azevedo, Urbano Santos, Dunshee de Abranches, Nascimento de Morais, Gomes de Castro, Bandeira Tribuzi, Maria Firmina, Arnaldo de Jesus Ferreira, Ribamar Bogéa, Coelho Neto, Raimundo Corrêa, Raimundo Teixeira, Raimundo Corrêa de Araújo, Silva Maia e Josué Montello, por suas contribuições as artes no Estado. São forjados em bronze e contam com placas de identificação.

Nos últimos cinco anos, foram concluídas oito intervenções pelo PAC Cidades Históricas, somando cerca de R$ 14,2 milhões investidos pelo Governo Federal. Até agora, a Praça da Alegria já foi restaurada, além da restauração das fachadas de azulejo número 37 do sobrado da Praça João Lisboa, do sobrado da Faculdade de História, do sobrado da Fapema, do Teatro Artur Azevedo, do antigo Fórum Universitário da UFMA (Curso de Direito), do Palácio Cristo Rei (Reitoria da UFMA), e, do Museu de Artes Visuais.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias