ENSINO SUPERIOR

UFMA é a melhor universidade do Maranhão, segundo ranking da Folha

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é a melhor do estado pelo terceiro ano seguido

Reprodução

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) aparece como a melhor instituição de ensino superior do estado segundo o Ranking Universitário da Folha 2018 (RUF). Este é o terceiro ano consecutivo que a pontuação da UFMA é a maior entre as universidades do Maranhão.

A avaliação, que está em sua sétima edição, é reconhecida como uma das mais tradicionais do país e é realizada anualmente com base em dados nacionais e internacionais, apoiado no número de patentes brasileiras, periódicos científicos, bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião do Datafolha em cinco aspectos (pesquisa, ensino, avaliação do mercado, internacionalização e inovação).

Ao todo, 196 instituições participaram do RUF nesse ano, tendo a Universidade de São Paulo (USP) na primeira posição. No geral a UFMA está em 58° lugar no Ranking. O resultado foi divulgado no começo do mês de outubro.

Entre os 40 cursos brasileiros avaliados, a UFMA possui 29 cursos que passaram por avaliação, sendo 26 deles apresentados como os melhores do Maranhão, com destaque para Nutrição (21º entre 400 cursos avaliados no país), Serviço Social (23º entre 350), História (31º entre 300), Geografia (33º entre 182), Física (34º entre 149 cursos brasileiros) e Letras (35º entre 500).

Em relação ao ano passado, a UFMA cresceu em alguns aspectos, como a internacionalização (110ª para a posição 98ª este ano) e inovação (37ª para 34ª posição no ranking).

UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) aparece no mesmo Ranking na 161° colocação. Com relação aos cursos avaliados, História aparece na 76ª posição, Geografia na 47ª, Física na 58ª e Letras na 68ª.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias