Dia Mundial da saúde

Feirinha São Luís terá programação voltada à saúde neste domingo

Em alusão ao dia Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde, as atividades serão voltadas à conscientização sobre os benefícios de uma vida saudável

Reprodução

Com o tema “Corpo com Saúde é um Corpo em Movimento”, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove atividades em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde, neste domingo (8), a partir das 8h, na Feirinha da Praça Benedito. A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de São Luís.

“São com iniciativas próprias e parceria com o poder público municipal que estamos avançando na promoção da saúde. Essa é uma das nossas ações em alusão Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde, dedicada à sensibilização das pessoas para a adoção de cuidados com a saúde”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A ação busca alertar a população para importância dos cuidados com a saúde e a prática regular de atividade física, combatendo o sedentarismo e prevenindo as doenças crônicas não transmissíveis. A Organização Mundial de Saúde (OMS), que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

“Queremos sensibilizar a população para os benefícios da prática de atividade física e alimentação saudável. Por isso, vamos oportunizar o trabalho educativo para tentar reduzir o número de óbitos por doenças crônicas como os casos vasculares, respiratórios e os fatores de risco como hipertensão”, disse o coordenador do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs) da SES, Victomar José Teixeira.

Para dar suporte a população, equipes da DANTs, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semapa) irão orientar e realizar as atividades durante a ação, que possibilitam a promoção da prática de exercícios físicos para estimular a coordenação e a atividade motora, além de incentivar a adoção de um estilo de vida ativa.

Estão programadas diversas atividades, tais como alongamento e aulão de zumba, atividades recreativas, orientações quanto ao autoexame das mamas, circuito saúde com aferição de pressão, teste de glicemia, orientação nutricional e postural, orientação de educação para o trânsito, rotulagem nutricional, laboratório entomológico, dentre outras.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias